Início BRASIL Queda de ponte: agrotóxicos só deverão ser retirados de rio após abril

Queda de ponte: agrotóxicos só deverão ser retirados de rio após abril

A carga de agrotóxicos que caiu após o rompimento da ponte que ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) só deverá ser retirada do rio Tocantins depois de abril. O acidente com a ponte ocorreu em dezembro do ano passado.

A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na última terça-feira (21).

Na queda, duas carretas com ácido sulfúrico, com capacidade para 79 toneladas de ácido sulfúrico, e um caminhão com 22 mil litros de agrotóxicos caíram no rio. O acidente deixou 14 pessoas mortas.

Segundo o órgão, as transportadoras de produtos perigosos e a companhia dona da carga de agrotóxicos contrataram empresas de resposta a emergências químicas.

Diversos mergulhos foram realizados até o dia 9 de janeiro e foram retiradas 29 bombonas com 20 litros de agrotóxicos, cada. Porém, a partir do dia 10 de janeiro, momento em que a vazão da água aumentou na Usina Hidrelétrica de Estreito, os trabalhos de mergulhos foram suspensos. Esse aumentou impossibilitou as operações de retirada das cargas.

Ainda de acordo com o Ibama, a profundidade do rio passa de 40 metros, o que dificulta os mergulhos, além da pouca visibilidade para a realização da retirada dos recipientes.

A realização de mergulhos no local só é possível quando a vazão do rio está em aproximadamente 1.000 m³/s. Entretanto, até o dia 15 de janeiro, a vazão de defluência a jusante da barragem estava em 7.532 m³/s, bem acima dos 1.000 m³/s, conforme a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Diante da atual situação, o Ibama espera que as bombonas se desloquem da área do acidente, o que pode levá-las a localidades distantes. O Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pelo controle da usina, foi informado da possibilidade, mas informou não ser possível garantir janelas de mergulhos no período úmido, que se estende até o final de abril.

Por isso, os trabalhos de retirada dos agrotóxicos foram suspensos.

* Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Queda de ponte: agrotóxicos só deverão ser retirados de rio após abril no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments