Um casal de peixes Jacundá e dezenas de filhotes foram encontrados nadando dentro de uma casa alagada após as fortes chuvas que atingiram a região do médio Araguaia, em Cocalinho, a 765 km de Cuiabá, no Mato Grosso, no último domingo (19).
As imagens foram registradas pelo pescador Eduardo Martins Lopes, de 38 anos, na casa de um amigo chamado Tião. Segundo Eduardo, o amigo o chamou após notar a presença dos peixes na residência. A casa foi invadida pela água devido ao aumento do nível do Rio Cristalino, consequência das intensas chuvas na região.
No vídeo, é possível observar os filhotes reunidos em um canto, sob a proteção dos dois peixes adultos. Veja abaixo:
Eduardo Martins Lopes relatou à CNN a surpresa ao se deparar com a cena: “Nunca presenciei uma cena dessas dentro de casa”, relatou Eduardo.
Como Eduardo se dedica à pesca e tem conhecimento sobre peixes, ele foi até o local e identificou que se tratava de um casal de Jacundá com seus filhotes.
Devido a situação inusitava Eduardo contou que ele e os moradores da casa chegaram a alimentar os peixes.
Eduardo concluiu que a experiência foi inesquecível, pois em mais de duas décadas dedicadas à pesca, nunca havia presenciado tal situação.
Alerta para chuva
A situação ocorre em meio a um alerta laranja de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para 114 cidades de Mato Grosso, nesta segunda-feira (20).
Segundo o INMET, Mato Grosso está com um alerta que prevê chuva de 30 a 60 milímetros por hora ou uma média de 100 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h.
Segundo o Instituto, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Vídeo: peixes invadem casa alagada após fortes chuvas no Mato Grosso no site CNN Brasil.