O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta segunda-feira (20) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja conceder mais entrevistas a partir de agora e deseja que seus ministros fortaleçam o diálogo com a imprensa.
A mudança na estratégia de comunicação ocorre em meio a uma onda de notícias falsas e à pressão nas redes sociais relacionadas à alteração nas regras de fiscalização do PIX.
Rui Costa comentou sobre os novos rumos da comunicação do governo em entrevista a jornalistas logo após a reunião ministerial dessa segunda. Lula reuniu todos os ministros na Granja do Torto, em Brasília, em um encontro que durou sete horas.
De acordo com o ministro, é fundamental planejar a divulgação de projetos que impactam a população. “Precisamos colocar os fatos e a verdade. Que a mentira corra atrás da verdade e não o contrário”, disse Rui Costa.
Reforma ministerial
Sobre uma eventual reforma ministerial, o ministro da Casa Civil afirmou que Lula segue “refletindo sobre a necessidade”, mas este não foi o assunto da reunião. “Não há previsão de data de início, nem data de fim de reforma ministerial”, afirmou.
Rui Costa destacou que o encontro teve como objetivo “consolidar” os dois anos de trabalho do governo e permitir que o presidente ouvisse as metas de cada ministro para 2025.
“O recado [de Lula] é positivo, de se sentir orgulhoso do trabalho e dedicação dos ministros. Os ministros vão funcionar como uma orquestra, com o maestro [o presidente] afinando a orquestra. De todas as reuniões que participei essa foi a que mais gostei, foi a que mais vi unidade”, relatou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula reforçará diálogo com a imprensa e ainda avalia reforma ministerial no site CNN Brasil.