A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realizará testes nas redes de esgoto de Itanhaém e Guarujá, a partir dessa terça-feira (14), com o objetivo de identificar ligações irregulares.
A Baixada Santista, em São Paulo, enfrenta um “surto de virose” que teve início ainda no mês de dezembro de 2024. Um levantamento da CNN mostra que o número de pessoas com sintomas como diarreia, náuseas e vômito passou de 11 mil casos em cidades do litoral paulista.
Na quarta-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, por meio do Instituto Adolfo Lutz, confirmou a presença de norovírus em fezes humanas coletadas nas cidades de Guarujá e Praia Grande.
O norovírus é altamente contagioso e transmitido por via oral-fecal. Causador de gastroenterite, o vírus provoca diarreia intensa, vômitos e, em alguns casos, febre alta. Na maioria dos casos, gera quadros leves mas exige atenção, especialmente, em grupos de risco como crianças e idosos.
Como o teste é realizado
A ação, que emprega fumaça e corante, busca detectar o despejo indevido de água pluvial no sistema de esgoto, problema que sobrecarrega a infraestrutura. A iniciativa ocorre devido à alta incidência de conexões clandestinas na região, especialmente em épocas de chuva, que levam ao excesso de água na rede e possíveis extravasamentos.
Os testes serão realizados por técnicos da Sabesp e utilizarão dois métodos. O primeiro consiste na aplicação de fumaça inofensiva em bueiros, com o intuito de verificar a ocorrência de refluxos em ralos, pias e caixas de inspeção, o que indicaria ligações incorretas.
O segundo método emprega um corante também inofensivo, despejado em vasos sanitários, pias e caixas de inspeção, que permite rastrear o percurso da água na tubulação, identificando possíveis falhas. A Sabesp esclarece que os testes são gratuitos e não acarretam nenhuma cobrança de taxas aos moradores.
Os técnicos da Sabesp farão vistorias nas ruas, quintais e garagens à procura de indícios de fumaça. A companhia orienta que, caso a fumaça seja notada dentro de residências, os moradores avisem imediatamente os técnicos que acompanharão a atividade. A Sabesp ressalta que o sistema de esgoto continuará operando normalmente durante os testes.
A companhia informa ainda que, se irregularidades forem encontradas, será elaborado um relatório com as orientações sobre os reparos necessários e a situação será encaminhada à prefeitura.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Surto de virose em SP: Sabesp realizará testes em esgotos de praias do litoral no site CNN Brasil.