Início POLÍTICA Morre Marcello Lavenère, ex-presidente da OAB, aos 86 anos

Morre Marcello Lavenère, ex-presidente da OAB, aos 86 anos

O ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcello Lavenère, morreu neste domingo (12), aos 86 anos. Em 1992, ele foi responsável — ao lado do então presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Barbosa Lima Sobrinho — por apresentar o pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor.

Lavenère presidiu a Ordem entre 1991 e 1993 e era Membro Honorário Vitalício da OAB, que decretou sete dias de luto por sua morte.

O presidente nacional da entidade, Beto Simonetti, lamentou a morte de Lavenère em comunicado.

“O sentimento que nos toma é a tristeza. Quem partiu foi um dos imprescindíveis da advocacia. Um homem com alma generosa e solidária. O presidente Marcelo nos deixa ensinamentos de coragem e altivez”, escreveu Simonetti.

Em nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentou a morte de Lavenère e relembrou sua atuação na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

“Sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social, Lavenère deixou se legado na advocacia do Brasil e à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e se dedicou à luta pela reparação às vítimas da ditadura. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Marcello Lavènere”, declarou Lula.


Marcello Lavenère (com o microfone na mão esquerda) entrega o pedido de impeachment de Fernando Collor ao então presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro • Lula Marques/ Agência Brasil

O advogado-geral da União, Jorge Messias, publicou mensagem nas redes sociais ressaltando a liderança do jurista à frente da OAB nos anos 1990.

“Marcello Lavenère deixa um legado memorável para a advocacia e para a sociedade brasileira. Durante sua atuação à frente da OAB, desempenhou papel crucial em momentos históricos da luta democrática do Brasil, destacando-se pela firmeza de princípios, coragem e compromisso com os valores fundamentais do Estado Democrático de Direito”, diz trecho do texto.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Morre Marcello Lavenère, ex-presidente da OAB, aos 86 anos no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments