O número de praias classificadas como impróprias para banho subiu de 38 para 51 no estado de São Paulo. Os dados são da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O relatório foi atualizado pela companhia na última quinta-feira (9).
Os municípios com maior elevação no número de praias impróprias para banho estão localizados na Baixada Santista: Praia Grande, com mais cinco locais; e Itanhaém, com outras quatro praias.
Uma praia é classificada como imprópria para banho quando a água do mar apresenta mais de 100 colônias de bactérias fecais a cada 100 ml. No critério adotado pela Cetesb para águas marinhas, são analisadas amostras coletadas durante cinco semanas consecutivas.
Após a classificação, a faixa de areia é sinalizada com bandeiras vermelhas para alertar os banhistas sobre os riscos de entrar no mar no local. Praias maiores são divididas em diferentes pontos de monitoramento.
O aumento no número de praias impróprias para banho em todo litoral de São Paulo ocorre em meio a um “surto de gastroenterite” na Baixada Santista. O problema sanitário teve início ainda no mês de dezembro de 2024. Um levantamento da CNN mostra que o número de pessoas com sintomas como diarreia, náuseas e vômito passou de 11 mil casos em cidades do litoral paulista.
Na quarta-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, confirmou a presença de norovírus em fezes humanas coletadas nas cidades de Guarujá e Praia Grande. Altamente contagioso e transmitido por via oral-fecal, o norovírus é causador de gastroenterite. O vírus provoca diarreia intensa, vômitos e, em alguns casos, febre alta.
Veja as praias impróprias:
Ubatuba
- Itaguá (2 trechos)
- Rio Itambuca
- Perequê-Açu
- Perequê-Mirim
Caraguatatuba
- Prainha
São Sebastião
- Cigarras
- São Francisco
- Arrastão
- Pontal da Cruz
- Deserta
- Porto Grande
- Preta do Norte
Ilhabela
- Sino
- Siriúba
- Itaquanduba
- Portinho
- Feiticeira
- Julião
Guarujá
- Perequê
- Enseada – Av. Santa Maria
Santos
- Embaré
- Boqueirão
- Gonzaga
- José Menino – R. Olavo Bilac
- José Menino – Av. Frederico Ozanan
São Vicente
- Milionários
- Gonzaguinha
- Prainha
Praia Grande
- Canto do Forte
- Boqueirão
- Guilhermina
- Aviação
- Vila Tupy
- Ocian
- Maracanã
- Vila Caiçara
- Vila Mirim
- Real
- Flórida
Mongaguá
- Central
- Vera Cruz
- Santa Eugênia
- Agenor de Campos
Itanhaém
- Parque Balneário
- Centro
- Jardim São Fernando
- Sonho
- Balneário Jardim Regina
- Balneário Gaivota
Este conteúdo foi originalmente publicado em Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51 no site CNN Brasil.