O Espírito Santo enfrenta um cenário de devastação devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a última terça-feira (7). Segundo um boletim divulgado pela Defesa Civil, nas últimas 24 horas, foram registradas 122.08 mm de chuva em Serra, na Grande Vitória. O documento indicou que há risco alto de deslizamentos no município.
Até o momento, em todo o estado, 280 pessoas estão desalojadas e 36 desabrigadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de Grande Perigo para esta quinta-feira (9). Há risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Imagens enviadas à equipe de reportagem mostram alagamentos ocorridos em diferentes cidades do estado:
Créditos: Defesa Civil do ES e Jonas Pereira
Ocorrências registradas pela Defesa Civil
Em Muniz Freire e Mantenópolis ocorreram inúmeras quedas de barreiras e ruas ficaram alagadas. O Rio Muqui do Sul, em Mimoso do Sul, transbordou na noite da última quarta-feira (8) e alguns moradores foram retirados de suas casas.
Um muro caiu no centro da cidade de Aracruz. Além disso, uma árvore caiu em uma estrada rural localizada na ES-124, atingindo uma casa. Duas pessoas ficaram desalojadas. No município de Rio Bananal, os bombeiros foram acionados para fazer a remoção de diversas famílias de suas residências devido a inundação causada pelo rompimento de uma barragem.
A ES-245 que liga Linhares à Rio Bananal está totalmente interditada, sem previsão, devido ao acúmulo de água sobrepondo a pista. Em Santa Tereza, um rio inundou algumas casas da população ribeirinha local. O mesmo ocorreu com a população ribeirinha de Santa Leopoldina.
Já em Iúna, houve um deslizamento sentido Ibitirama e um carro foi atingido. Ninguém se feriu.
*Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuva no ES: estado registra alagamentos e 280 pessoas estão desalojadas no site CNN Brasil.