Início POLÍTICA Obras restauradas do 8/1 ficarão expostas no Palácio do Planalto

Obras restauradas do 8/1 ficarão expostas no Palácio do Planalto

Dezesseis obras que foram restauradas e entregues à Presidência da República no evento em memória aos dois anos dos ataques de 8 de janeiro nesta quarta-feira (8) serão expostas no térreo do Palácio do Planalto.

A exposição, denominada “8 de janeiro: restauração e democracia”, também apresenta registros dos processos de restauração das obras de arte vandalizadas.

A curadoria é de Lauer Santos e conta com fotografias de Nauro Júnior, Mariana Alves e do Laboratório de Conservação e Restauração de Pinturas (Lacorpi) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A mostra será aberta ao público a partir desta quinta-feira (9) e tem previsão de duração de 30 dias.

Trabalho de restauração

As restaurações de diversos objetos danificados no 8 de janeiro envolveram um laboratório instalado no Palácio da Alvorada e custaram cerca de R$ 2,2 milhões, segundo apurou a CNN. O valor engloba também outros produtos, como oficinas de educação patrimonial.

No total, 21 itens foram restaurados com o auxílio de 50 profissionais, incluindo 12 professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e dois da Universidade de Brasília (UnB), quatro técnicos, 14 alunos de graduação da UFPel e três da UnB.

Além deles, estiveram presentes cinco conservadores-restauradores especializados, junto a profissionais da área de fotografia e audiovisual.

A restauração aconteceu por meio de uma parceria entre a Diretoria Curatorial dos Palácios Presidenciais, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a UFPel.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Obras restauradas do 8/1 ficarão expostas no Palácio do Planalto no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments