Início POLÍTICA Meta: Secretário diz que determinações para retirada de conteúdo seguirão no Brasil

Meta: Secretário diz que determinações para retirada de conteúdo seguirão no Brasil

O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, afirmou que o órgão continuará a notificar a Meta por conteúdos fraudulentos mesmo após a decisão da empresa de interromper a checagem de fatos nos Estados Unidos.

“A decisão é uma adesão explícita a procedimentos criminosos. Enquanto estiver à frente da Senacon continuaremos agindo como estamos agindo, determinando a retirada de conteúdos fraudulentos, de golpe, de crimes, de desinformação e negacionismo”, afirmou Damous à CNN.

No Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) é um órgão vinculado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) e responsável por notificações a plataformas digitais que lesem os direitos do consumidor.

A Senacon, entre outras ações, já notificou o Facebook, uma das redes sociais da Meta, a remover anúncios ilícitos sobre o Rio Grande do Sul, além de determinar a suspensão de publicidade das bets para crianças e adolescentes.

Decisão Meta

Nesta terça-feira (7), a Meta anunciou o encerramento de seu programa de checagem de fatos nos Estados Unidos e a sua substituição por um sistema de “Notas da Comunidade” semelhante ao que é utilizado pela plataforma X, antigo Twitter, de propriedade de Elon Musk.

O próprio presidente da Meta, Mark Zuckerberg, publicou um vídeo em seu perfil explicando a decisão e acrescentou: “É hora de voltar às nossas raízes em relação à liberdade de expressão”.

A decisão levou o Ministério Público Federal (MPF) no Brasil a notificar a empresa.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Meta: Secretário diz que determinações para retirada de conteúdo seguirão no Brasil no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments