Início POLÍTICA Atos de 8 de Janeiro foram face visível de movimento golpista, diz...

Atos de 8 de Janeiro foram face visível de movimento golpista, diz Barroso em mensagem

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira (8), em mensagem, que os atos criminosos de 8 de janeiro de 2023 foram a “face visível” de um movimento em prol de um golpe de Estado.

A manifestação do magistrado foi lida pelo ministro Edson Fachin durante evento, no Palácio do Planalto, sobre os dois anos da invasão às sedes dos Três Poderes.

“Os atentados de 8 de Janeiro foram a face visível de um movimento subterrâneo que articulava um golpe de Estado. Foi a manifestação de um triste sentimento antidemocrático, agravado pela intolerância e pela agressividade. Um desencontro político e espiritual com a índole genuína do povo brasileiro”, disse Barroso na mensagem.

Barroso afirmou ser preciso “resistir” às iniciativas extremistas e reiterar os valores democráticos. Ele criticou a narrativa de que o combate às tendências golpistas significa “autoritarismo”.

“Não devemos ter ilusões: no Brasil e no mundo está sendo insuflada a narrativa falsa de que enfrentar o extremismo e o golpismo, dentro do Estado de direito, constituiria autoritarismo. É o disfarce dos que não desistiram das aventuras antidemocráticas, com violação das regras do jogo e supressão de direitos humanos”, afirmou.

Barroso encerrou a manifestação com um alerta de que a mentira tem sido utilizada como instrumento político: “não virão tempos fáceis. Mas precisamos continuar a resistir”.

Cooperação entre poderes

Vice-presidente do STF, Fachin exerce atualmente a presidência da Corte neste período de recesso do Judiciário. No evento, ele defendeu o respeito às instituições democráticas e a cooperação entre os Poderes.

“A Constituição estabeleceu que o jogo é o da democracia e, numa democracia, não cabe ao árbitro construir o resultado. O juiz não pode deixar de responsabilizar quem violou as regras do jogo, mas não lhe cabe dizer quem vai ganhar”, declarou.

O ato sobre os dois anos dos atos antidemocráticos foi promovido em meio a tensões recentes entres os Poderes, envolvendo a regulamentação de emendas parlamentares, além da análise, na Câmara dos Deputados, de um projeto de anistia para condenados por participarem dos atos criminosos de 8 de Janeiro.

Chamada pelo governo de “cerimônia em defesa da democracia”, o evento reuniu representantes dos Três Poderes, ministros, congressistas e comandantes das Forças Armadas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Atos de 8 de Janeiro foram face visível de movimento golpista, diz Barroso em mensagem no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments