Início BRASIL Amostras do rio Tocantins não apontam contaminação por agrotóxicos, diz Ministério do...

Amostras do rio Tocantins não apontam contaminação por agrotóxicos, diz Ministério do Meio Ambiente

Amostras coletadas no rio Tocantis, entre 24 e 29 de dezembro de 2024, não apontaram indícios de contaminação pelos agrotóxicos transportados pelos caminhões que estavam na Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (BR-226) que desabou.

As análises foram feitas entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os órgãos alertam que ainda há risco de contaminação caso os recipientes que envolvem o material químico transportado, que foi depositado no rio, se rompa. O risco envolve desde impactos ambientais até o abastecimento público de comunidades ribeirinhas e cidades ao longo do rio. A ponte liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

Monitoramento da qualidade da água deve ser mantido até que o material seja totalmente removido da água, de acordo com os órgãos. Os três caminhões transportavam 22 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, um produto químico corrosivo.

De acordo com a atualização desta terça-feira (7), 14 corpos foram encontrados e três pessoas seguem desaparecidas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Amostras do rio Tocantins não apontam contaminação por agrotóxicos, diz Ministério do Meio Ambiente no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments