Início BRASÍLIA E SUAS CIDADES SATÉLITES Segunda escola pública bilíngue do DF inicia matrícula para surdos

Segunda escola pública bilíngue do DF inicia matrícula para surdos

A segunda Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito, no Plano Piloto, iniciou o período de matrícula para os estudantes da rede pública de ensino nesta segunda-feira (6/1). As inscrições podem ser feitas até esta sexta (10/1).

No início do ano passado, pais e alunos surdos cobraram a inauguração da unidade. O prédio, que fica na 912 Sul, estava em reforma desde novembro de 2022.

À época, a Secretária de Educação do Distrito Federal (SEEDF) informou que a conclusão da reforma estava prevista para o início do segundo semestre de 2024, o que não ocorreu.

A espera trazia angústia para as famílias dos estudantes surdos. Nesta segunda-feira (6/1), o servidor público Andrei Polejack, 49 anos, comemorou a matrícula do filho Juca Alves Polejack (imagem em destaque), 13, que vai cursar o 7º ano do ensino fundamental em 2025.

O ano letivo segue o calendário da SEEDF, com início das aulas em 10 de fevereiro.

“Essa escola, segunda do gênero no DF, aplica a Língua Brasileira de Sinais como meio principal de ensino, o que respeita o direito do povo surdo por educação de qualidade. Será uma escola integral e atende todos os segmentos, desde a educação precoce, na qual bebês surdos já tem contato com a Libras, até a educação de jovens e adultos. É um marco no DF”, classificou Andrei, pai de Juca.

O servidor pontua que estudar em Libras não só significa aprender o conteúdo da base curricular nacional, mas também gera convivência, dignidade e cidadania aos surdos do DF, permitindo espaço de trocas e vivências.

“A escola é resultado de muitos anos de luta pela educação de qualidade e implementa leis distritais que preveem a educação em Libras aos surdos e surdas. Agora, muitos pais não sabem que há essa estrutura na cidade. É preciso divulgar e finalizar o projeto da escola”, lembra.

A reforma da escola foi concluída no meio do ano passado. Agora, segundo Andrei, o mais urgente é que a energia do prédio comece a funcionar para o início das aulas, em fevereiro.

“A busca por alunos e professores surdos ou fluentes em Libras também é outra prioridade. Nossa expectativa é que a escola se torne referência nacional na educação de surdos. O sonho é que a escola se torne um polo de desenvolvimento da educação e cidadania da comunidade surda no DF, preparando-os para o mercado de trabalho e com maior inclusão na sociedade, de forma digna”, frisou.

Matrículas 2025

O estudante, pai ou responsável deve comparecer à escola com os documentos necessários para confirmar a matrícula.

Saiba o que levar:

  • RG, Certidão de Nascimento ou outro documento oficial com foto;
  • CPF do estudante;
  •  RG ou CNH do responsável legal pela matrícula do estudante;
  • CPF do responsável legal pela matrícula do estudante
  • Declaração Provisória de Matrícula (DEPROV) ou Histórico Escolar;
  • Comprovante de residência e/ou do local de trabalho, conforme o local indicado no ato da inscrição;
  •  2 fotografias 3 x 4;
  • Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH (Lei Distrital nº 4.379/2009);
  • Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019;
  • Número do NIS – Número de Inscrição Social, do responsável legal pela matrícula do estuda.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments