A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) confirmou o fim do serviço 710, que atualmente integra as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Essa mudança, que ocorrerá em setembro de 2025, afetará a conexão entre Rio Grande da Serra e Jundiaí. Com a alteração, os passageiros precisarão fazer baldeação na estação Luz para continuar o trajeto.
A CPTM explica que essa mudança está ligada à expansão da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda, prevista para setembro de 2025.
Quando a Linha 11-Coral estiver funcionando plenamente até Barra Funda, A Linha 7-Rubi passará a operar somente entre Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda e a Linha 10-Turquesa operará entre Rio Grande da Serra e Luz.
A CPTM iniciou, em 15 de dezembro de 2024, uma operação assistida da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda, realizada aos domingos, das 10h às 15h. Essa fase de testes, que deve durar cerca de 9 meses, terminando em setembro.
Como isso afeta os passageiros?
O fim do serviço irá impactar o deslocamento de alguns passageiros:
Quem vai de Jundiaí para o Grande ABC (ou vice-versa): com o fim do serviço, será necessário fazer baldeação na estação Luz.
Quem vai de Jundiaí para a zona Oeste de São Paulo: continuará chegando em Palmeiras-Barra Funda pela Linha 7-Rubi, com opções de integração para o Expresso Aeroporto, Linha 11-Coral e Linha 3-Vermelha do Metrô.
Quem vai do Grande ABC para a zona Oeste de São Paulo: terá duas opções de baldeação: na Linha 3-Vermelha do Metrô, na estação Brás e na Linha 11-Coral, na estação Luz.
Este conteúdo foi originalmente publicado em CPTM muda operação das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa em 2025 em SP; entenda no site CNN Brasil.