Esta semana mais de seis regiões do Brasil serão comprometidas por chuvas que ganharão intensidades. As áreas afetadas serão do interior do país e parte central.
Entre os estados com potencial alto para transtornos se encontra o Espírito Santo, Amazonas, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso e Distrito Federal.
O Climatempo divulgou que “a atuação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul, pode aumentar o risco de chuva frequente e persistente nestes estados”, previsto para até esta quinta-feira (9).
A Zona de Convergência Intertropical, também será responsável por chuvas na costa norte do Nordeste.
Previsão do tempo para esta segunda-feira (06):
Sul
A segunda-feira no Sul do Brasil começa com calor intenso e pouca chuva, especialmente no interior do Paraná e nas áreas oeste e interior do Rio Grande do Sul.
A infiltração marítima leva umidade para as regiões leste de Santa Catarina e Paraná, onde o sol aparece no início do dia, mas pode chover de forma moderada a forte no período da tarde. As demais áreas da região permanecem com tempo firme e céu limpo.
No extremo sul e na serra do Rio Grande do Sul, ocorrem chuvas isoladas, enquanto a grande Porto Alegre e o interior do estado têm dias ensolarados e calor intenso, com risco de baixa umidade no centro-oeste e noroeste gaúchos.
Sudeste
O Sudeste inicia a semana com sol em boa parte da região, incluindo o centro-sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e São Paulo.
Durante a tarde e noite, as pancadas de chuva se intensificam, com intensidade moderada a forte, devido ao calor e à alta umidade. O tempo fica mais fechado e chuvoso no norte do Espírito Santo e Minas Gerais, onde uma frente fria estacionária causa temporais e organiza um novo corredor de umidade.
Com os solos ainda encharcados pela chuva recente, há risco elevado de transtornos, especialmente no norte e noroeste de Minas e no litoral capixaba, com atenção para possíveis deslizamentos de terra.
Centro-Oeste
A semana começa com alerta para o Distrito Federal, onde pancadas de chuva irregulares e isoladas devem ocorrer no norte de Mato Grosso do Sul, devido à combinação de calor e umidade provenientes de outras áreas do Centro-Oeste.
A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém a previsão de chuvas intensas entre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, com risco elevado de chuvas persistentes e fortes a qualquer momento.
Nordeste
Uma frente fria estacionária entre o Espírito Santo e o litoral sul da Bahia organiza uma nova ZCAS sobre o Brasil Central.
O corredor de umidade favorece chuvas frequentes e intensas no Maranhão, Piauí e no oeste e sul da Bahia, com alertas para temporais em diversos períodos do dia e risco de transtornos.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), em alto-mar na costa norte, também provoca chuvas fortes no litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
O sertão nordestino segue com tempo seco e baixa umidade, especialmente no oeste de Pernambuco e nordeste da Bahia. Já em João Pessoa e Recife, a previsão é de chuvas moderadas.
Norte
A semana começa com alerta para chuvas intensas e persistentes no leste do Amapá, devido à atuação da ZCIT. O interior do Amazonas, Acre, Pará e Tocantins também registram temporais, com risco de fortes chuvas.
Pancadas de chuva são esperadas em toda a Região Norte, com atenção especial para Manaus e Porto Velho, que devem enfrentar um começo de semana de tempo instável.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuva pode ganhar intensidade em mais de seis estados nos próximos dias no site CNN Brasil.