O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou, neste ano, mais de 6,5 mil certificados pelo programa RenovaDF e contou com a recuperação de diversos pontos públicos da capital federal, entre praças e quadras poliesportivas, onde os alunos colocam em prática os conhecimentos do módulo teórico, ao mesmo tempo que se preparam para o mercado de trabalho.
“Nós tivemos cerca de 7 mil certificados desde o início do ano nos cursos do RenovaDF e, em breve, vamos alcançar também a marca de 700 pessoas encaminhadas para as empresas, o que caracteriza o processo de vivência profissional e reforça a verdadeira oportunidade de emprego que o programa oferece”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.
Durante 2024, a iniciativa promoveu quatro ciclos de capacitação em áreas como jardinagem, serralheria, pintura e construção civil. Os cursos, com duração de três meses, oferecem uma bolsa equivalente a um salário mínimo, além de auxílio transporte, lanche e kit uniforme. Após o aprendizado teórico, os alunos aplicam os conhecimentos em espaços públicos. Os cursos, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), têm carga horária de 240 horas, com 4 horas diárias.
Para janeiro de 2025, novos 1.500 alunos vão começar o ano em busca de conhecimento profissional no 1º Ciclo do RenovaDF. Os alunos que se destacarem nas aulas poderão estender a experiência por mais três meses em empresas parceiras, com base no desempenho, assiduidade e nas avaliações realizadas.
Mudança de vida
Leila da Silva, de 43 anos, é um exemplo de transformação proporcionada pelo programa. Sem emprego há mais de dois anos e recém-separada, ela encontrou no RenovaDF uma nova oportunidade. “Eu estava desempregada, sem poder pagar meu aluguel e alimentar meus filhos. Eles me deram a chance de aprender e o sustento para a minha casa”, relata, emocionada. Vítima de violência doméstica, ela vê no programa uma chance de mudar de vida. “Agora, sei que sou capaz de aprender e melhorar a cada dia, e vou bancar minha vida sozinha”, comemora.
Participante do 4º ciclo na área de construção civil, Lucimara da Silva, de 34 anos, também encontrou no RenovaDF não apenas uma oportunidade financeira, mas um caminho para superar a depressão. “Eu não saía de casa há anos, mas quando surgiu a oportunidade, a angústia diminuiu. Agora, consigo sair e interagir com as pessoas. O RenovaDF mudou minha vida”, afirma, emocionada. Hoje, ela planeja continuar se aperfeiçoando e até explorar a costura, uma de suas paixões.
John Fabeny Andrade, de 39 anos, é mais um aluno transformado pelo programa. Após participar do curso de construção civil, ele pretende voltar à sua área de formação e investir em tecnologia. “O programa me ajudou a juntar dinheiro, mas meu foco agora é expandir meus conhecimentos. Isso vai ser importante tanto profissionalmente quanto pessoalmente”, reflete.