A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) encerra 2024 com investimentos expressivos em obras. Entre os projetos entregues, destacam-se a reforma de símbolos icônicos do Distrito Federal, como a Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro, a Ponte JK e a Piscina com Ondas do Parque da Cidade. Além disso, foram firmados contratos para a construção dos hospitais regionais do Recanto das Emas e de São Sebastião, assim como do Hospital Clínico Ortopédico do Guará. Essas e outras iniciativas, lançadas ou executadas ao longo do ano, contaram com um investimento aproximado de R$ 4 bilhões.
“Teatro, ponte e piscina – que se transformará em um complexo aquático de lazer – aguardavam intervenções há décadas. Foi somente nesta gestão do Governo do Distrito Federal que, de fato, conseguimos tirar esses projetos do papel”, destaca Fernando Leite, presidente da Novacap.
Recentemente, foi lançado o edital para a construção da Administração Regional de Sol Nascente/Pôr do Sol. Em breve, a nova estrutura proporcionará mais dignidade no atendimento à população e melhores condições para as equipes que atuam na região.
Para o próximo ano, estão previstos os lançamentos de editais aguardados, como os do Hospital Oncológico de Brasília e do novo Hospital do Gama, além da construção de novas unidades básicas de saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
“Também está em nosso planejamento a continuidade das obras de manutenção da Ponte JK e das demais salas do Teatro Nacional”, ressalta o presidente.
Outro avanço importante foi o lançamento do edital para a conclusão da nova sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A Novacap assumiu a responsabilidade pela retomada dos projetos de engenharia e pela contratação da empresa que finalizará a reforma, paralisada há 17 anos.
Além das grandes obras, a Novacap manteve o compromisso com ações rotineiras de infraestrutura e urbanização em todas as regiões do DF. Foram investidos mais de R$ 1 bilhão em manutenção de áreas urbanizadas, incluindo recapeamento asfáltico, cuidados com áreas verdes e limpeza. A Companhia também atuou na reforma de espaços esportivos, na manutenção de redes de águas pluviais e na conservação de edificações públicas.
Uma inovação fundamental foi a modernização dos serviços de limpeza das bocas de lobo. No início do ano, a Novacap lançou o sistema de videoinspeção e hidrojateamento, proporcionando serviços mais eficientes e duradouros que contribuíram significativamente para a infraestrutura urbana.
Em outra frente, a Companhia realizou um concurso público, aguardado há cerca de duas décadas. Todas as etapas foram concluídas este ano, e a convocação dos aprovados já está em andamento.
“As obras entregues em 2024 têm impacto direto na vida das pessoas. Melhoramos a mobilidade urbana, ampliamos o acesso à saúde e valorizamos nossos espaços culturais e esportivos, sempre priorizando o bem-estar da população. A Novacap está aqui para transformar o Distrito Federal, com qualidade e planejamento, garantindo que nossa cidade cresça de forma organizada e atenda às necessidades de quem vive aqui”, finalizou Fernando Leite.
*Com informações da Novacap