O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse em entrevista à CNN nesta quinta-feira (26) que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não falou em reforma ministerial com os ministros no final deste ano.
“Ele [Lula] não fala [sobre isso] conosco, pelo menos nunca tratou desse assunto de reforma ministerial”, disse o ministro.
O chefe do Executivo retornou à Brasília no último dia 19, depois de passar por um período na cidade de São Paulo, se recuperando de uma cirurgia na cabeça. De volta à capital federal, se reuniu com os ministros em um almoço no Palácio da Alvorada.
Padilha afirmou que, no encontro que teve “tom de confraternização de final de ano”, Lula agradeceu os integrantes do governo. O ministro também reforçou que uma possível reforma ministerial para o próximo ano não foi assunto, apesar de acreditar ser “natural” que esse debate ocorra neste momento.
“Acho natural que isso [debate sobre a reforma] aconteça, que esse debate aconteça nesse momento, sobretudo agora nesse final de ano”, afirmou.
Ele classificou que, a partir do próximo ano, governo entra para o que chamou de “segundo tempo do jogo”, ou “tempo de colheita”, e que, em decorrência da eleição presidencial de 2026, “acomodações políticas” vão acontecer.
“O governo está terminando o segundo ano, é como se fosse entrar no segundo tempo do jogo, onde é o tempo da colheita, onde tudo que era necessário aprovar foi aprovado. Também muita gente já fica olhando lá em 2026, o processo de disputa e de reeleição que vai acontecer, as acomodações políticas… isso sempre acontece, em outros governos também nesse segundo tempo”, continuou.
Sobre mudar de pasta e ir, possivelmente, para o Ministério da Saúde, Padilha afirmou que o “desejo e vontade” dele é e sempre vai ser “servir o presidente Lula naquilo que ele considerar que seja a melhor coisa que possa fazer”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula nunca falou de reforma ministerial conosco, diz Padilha à CNN no site CNN Brasil.