O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou uma ordem de serviço para restauração da DF-009, na manhã desta quinta-feira (26/12). O documento autoriza a primeira etapa da obra na via do Lago Norte, por onde passam diariamente cerca de 30 mil motoristas.
A ordem assinada pelo chefe do Executivo local prevê a contratação de empresa para recuperação do pavimento, ao custo de aproximadamente R$ 2,2 milhões. A obra deve ser finalizada até 3 de fevereiro de 2025.
“Conheço isso aqui [a via] há muitos anos e, realmente, ela estava precisando [da restauração]. Esperamos que, no início do ano, com as chuvas dando uma trégua, comecemos essa obra, que vai ser uma das mais importantes da cidade”, declarou o governador após assinar a ordem de serviço.
Os serviços vão ocorrer por meio de parceria entre a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF), o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal.
“A entrada do Lago Norte virou acesso para quem vai ao Varjão, Itapoã, Paranoá. Então, é uma via muito demandada, e sabemos que há muito tempo não tem a manutenção desse pavimento. Começamos com esse trecho próximo à entrada da Ponte do Bragueto. Serão 2 km de restauração do pavimento. A ideia, depois, é dar continuidade até o Clube do Congresso”, afirmou Valter Casimiro, secretário de Obras.
Os serviços, que incluem a restauração do pavimento asfáltico, fresagem, recomposição, recapeamento, sinalização horizontal, pintura de faixas e instalação de zebrados, será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
“Nosso governo não tem feito somente obras novas, temos uma preocupação, pois Brasília está com 64 anos, e muitos lugares precisam de manutenção”, declarou Fauzi Nacfur Júnior, presidente do DER-DF.