Início POLÍTICA Câmara vai cumprir determinação do STF, mas questiona prazo

Câmara vai cumprir determinação do STF, mas questiona prazo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avisou a aliados que vai cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e divulgar as atas das reuniões das comissões permanentes nas quais foram aprovadas 5,4 mil emendas. A questão, neste momento, é quando isso vai acontecer.

Técnicos da Câmara trabalham com domingo (29) como prazo limite. O argumento é de que o dia de Natal não deveria entrar na conta. A decisão do ministro Flávio Dino, no entanto, é categórica ao dar cinco dias corridos para o envio das informações.

Dino bloqueou o pagamento de mais de R$ 4,2 bilhões em emendas na segunda-feira (23). O ministro determinou que até sábado a Câmara deve cumprir as seguintes determinações:

  • Publicar no site as atas das reuniões das comissões permanentes na quais foram aprovadas 5.449 emendas
  • Ao lado de cada emenda de comissão (RP8), informar a ata exata em que consta a aprovação da emenda
  • Cada ata precisa vir com informação de qual foi o meio empregado para a publicidade da emenda, na época de produção e aprovação
  • Encaminhar à Secretaria de Relações Institucionais (SRI) por ofício, cópia de todas atas
  • Informar nos autos o cumprimento da determinação, com indicação do link de acesso para as informações e cópia do ofício enviado à SRI

A determinação, publicada na segunda-feira (23), atendeu a um pedido feito pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Na semana passada, o deputado Glauber Braga (RJ) acionou o Supremo alegando irregularidades na liberação das emendas sem o devido rito.

Além de travar o pagamento das emendas, o magistrado mandou a Polícia Federal investigar possíveis irregularidades.

Reuniões de emergência

Em meio ao embate sobre as emendas, Lira foi chamado ao Palácio da Alvorada na tarde desta quinta-feira (26) para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontrou adiou a reunião que o próprio Lira tinha convocado com líderes. A expectativa é que os parlamentares se reúnam à noite.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Câmara vai cumprir determinação do STF, mas questiona prazo no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments