Um jovem morador de Brasília foi aprovado em primeiro lugar no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), considerada uma das provas de seleção mais difíceis do país. Além da maior colocação no ranking geral da prova, o estudante Bruno Ferreira Parreira, 17 anos, também conquistou nota 10 na prova de matemática do certame.
Natural de Uberlândia (MG), Bruno sempre quis ingressar na carreira militar e veio estudar no Distrito Federal no Colégio Olimpo, que promove uma turma específica para candidatos da seleção para o ITA. “A mudança de ambiente foi essencial para aprovação. Eu sempre estudei no Olimpo, mas estar em uma turma onde todo mundo está focado em um mesmo objetivo foi um choque de realidade”, contou o rapaz, que está na unidade desde o 6º ano.
Apesar de ter se dedicado durante toda a preparação, a primeira colocação para Bruno foi uma surpresa: em seu primeiro simulado ele havia tirado 1,8 e já planejava iniciar um segundo ano de estudos para a prova. Para ele, o principal fator que contribuiu para a conquista foi justamente as aulas do curso preparatório.
“Para mim, a sala de aula é o momento mais importante do aprendizado. Muitas das questões da prova de matemática [a qual ele tirou a nota máxima] foram passadas pelos professores”, contou.
O professor Anderson Marques, professor de física e coordenador da Turma IME ITA do Olimpo, ficou orgulhoso do resultado do estudante. Segundo ele, o resultado é fruto de um ano de trabalho junto à turma preparatória. “Os alunos conseguem observar muita semelhança do que foi trabalhado em sala com o que é cobrado na prova. E Bruno foi a materialização disso: cumpriu todas as etapas e teve esse resultado incrível”, disse.
Além de Bruno Ferreira Parreira, a instituição aprovou outros 4 estudantes no ITA 2024.