A unidade móvel do Serviço Público Veterinário (HVep) chegou ao Gama nesta semana e permanecerá no estacionamento da administração regional da cidade ao longo de três meses. O serviço oferece atendimentos primários gratuitos a cães e gatos gratuitamente.
Vale lembrar, porém, que a estrutura não oferece serviços cirúrgicos, castrações ou exames de imagem, como raio-X e ultrassom. A unidade móvel também não promove atendimentos de emergência nem de animais em estado grave. Nesses casos, o tutor deverá agendar uma visita à sede do HVep, no Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga.
Para o secretário de Proteção Animal, Ricardo Villafane, a unidade móvel representa um avanço no acesso à saúde animal. “Essa é uma forma de levarmos serviços essenciais para perto da comunidade. Queremos que os tutores entendam a importância dos cuidados básicos e preventivos, promovendo um ambiente mais saudável e seguro para os animais de estimação e para a comunidade”, afirmou.
A expectativa é de que, nesse período, as equipes promovam mais de 600 atendimentos entre exames e consultas de rotina. A unidade móvel distribuirá 10 senhas diariamente, a partir das 8h, para serviços ambulatoriais básicos e clínicos.
Com informações da Agência Brasília