O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste domingo (17) com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, no Rio de Janeiro, na véspera da cúpula do G20.
A reunião faz parte da agenda intensa do presidente a um dia do evento, com reuniões bilaterais com diversos líderes mundiais. Os encontros estão ocorrendo no Forte de Copacabana.
Segundo o governo brasileiro, Lula e Ibrahim conversaram sobre a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que o Brasil lançará no G20. O petista também sugeriu que o malaio aproveite os dias no Brasil, e o convidou para uma visita de estado ao Brasil, com um encontro entre empresários dos dois países.
O primeiro encontro de Lula neste domingo foi com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que assumirá a presidência do G20 após a cúpula de líderes. Eles trataram sobre o G20 Social, o financiamento da preservação ambiental e a taxação dos super-ricos.
Em seguida, Lula e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, conversaram sobre a multinacional italiana Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica em diversos estados do país e cujo serviço foi objeto de diversas polêmicas e reclamações nos últimos meses, especialmente no período eleitoral.
Participam das reuniões os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, da Fazenda, Fernando Haddad, da Agricultura, Carlos Fávaro, e da Gestão e da Inovação, Esther Dweck. Também participaram o assessor especial, Celso Amorim, e o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento e Indústria, Márcio Elias Rosa.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula debate aliança contra fome e pobreza com premiê da Malásia no site CNN Brasil.