Início POLÍTICA Amazônia Azul completa 20 anos sob ameaça de desproteção por falta de...

Amazônia Azul completa 20 anos sob ameaça de desproteção por falta de orçamento

A Amazônia Azul, uma área de quase 6 milhões de quilômetros quadrados por onde circula boa parte da riqueza brasileira, completa 20 anos neste sábado (16) sob a ameaça de crescente desproteção.

O cinturão marítimo, equivalente a dois terços de todo o território continental, abrange 95% da produção nacional de petróleo e 85% da produção de gás. Também passam por ali mais de 90% das exportações brasileiras.

Os meios de defesa da Amazônia Azul, porém, têm sofrido com a escassez orçamentária. A Marinha, que é estratégica na proteção dessa área, perdeu praticamente metade de sua esquadra desde a década de 1980.

De acordo com o comandante da força naval, Marcos Olsen, 43 embarcações estão perto do fim de sua vida útil.

Em depoimento recente à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, ele informou que cerca de 40% da esquadra precisará ser desativada até 2028.

Nos últimos cinco anos, a Marinha deixou de receber R$ 3,3 bilhões para a manutenção de seus investimentos.

Amazônia Azul

A área marítima sob domínio brasileiro não provém de uma decisão unilateral. Ela é resultado de negociações e tratados internacionais.

O conceito de Amazônia Azul foi adotado pela Marinha em 2004, em referência à riqueza natural da floresta amazônica, reconhecendo a importância e buscando valorizar os ecossistemas marinhos.

A data de 16 de novembro foi escolhida como Dia Nacional da Amazônia Azul para coincidir com a entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar — documento do qual o Brasil é signatário.

Nos últimos anos, o conceito da Amazônia Azul se difundiu mais, conforme explica o capitão de mar e guerra Rodrigo Carvalho, encarregado do planejamento espacial marinho da força naval.

“Conseguimos, junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), representar a Amazônia Azul no Atlas Geográfico Escolar. E, junto ao MEC (Ministério da Educação), representar esse grande território marítimo nos livros didáticos do ensino médio”, afirma Carvalho.

“Reiteramos o compromisso da Marinha do Brasil em preservar e defender, para as gerações futuras, esse grande patrimônio que nós temos”, acrescenta o capitão.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Amazônia Azul completa 20 anos sob ameaça de desproteção por falta de orçamento no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments