Início BRASIL Mutirão da paternidade: instituto realiza exames de DNA gratuitamente todo fim de...

Mutirão da paternidade: instituto realiza exames de DNA gratuitamente todo fim de mês em SP

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) realizou mais uma edição do mutirão “Encontre Seu Pai Aqui”, nesta sexta-feira (25), oferecendo testes de DNA gratuitos para reconhecimento de paternidade.

A iniciativa, que acontece todo fim de mês, na unidade do Imesc no centro da capital paulista, visa facilitar o acesso à Justiça e fortalecer os laços familiares. Através de testes de DNA gratuitos, o instituto possibilita que famílias comprovem o vínculo genético entre pais e filhos, regularizando assim a situação civil das crianças.

Famílias como a de Luana Angela da Silva, que buscava reconhecer a paternidade de seu filho Enzo, encontraram no mutirão uma oportunidade para regularizar a situação civil.

“Para registrar um filho com pai falecido é muita burocracia. É importante principalmente para o Enzo olhar na certidão de nascimento e ver que tem o nome do pai, apesar de não conhecer nem ter convivido”, conta Luana, que esperou doze anos para proporcionar isso ao filho.

Leia Mais

Casos de coqueluche crescem mais de 1000% em 2024 no Brasil

Goiânia é o lugar que mais choveu no Brasil; números podem ser históricos

Entenda regra que proíbe atitude de homem que se escondeu embaixo da mesa durante audiência

Como funciona o processo

O problema da falta de reconhecimento de paternidade é um desafio enfrentado por muitas famílias brasileiras. Segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), em 2023, mais de 172 mil nascimentos foram registrados sem a presença do pai.

“Esse processo pode ser feito por voluntarismo das famílias que queiram saber se há vínculo genético entre o suposto pai e a criança ou adulto”, explica Edílson José da Costa, superintendente do Imesc.

Para participar do mutirão, os interessados devem levar documentos pessoais e comparecer à unidade do Imesc na Rua Barra Funda. No local, é realizada a coleta de material genético por meio de uma simples coleta de sangue. No caso de falecimento, desconhecimento ou não proximidade com o suposto pai, a indicação é para levar parentes próximos, como irmão e pai, como fez Luana.

Os resultados dos exames ficam prontos em até 15 dias e são encaminhados ao Ministério Público, que convoca as partes para a divulgação oficial. O próximo mutirão, 11° do ano, do “Encontre o Seu Pai Aqui” já tem data definida para o dia 28 de novembro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mutirão da paternidade: instituto realiza exames de DNA gratuitamente todo fim de mês em SP no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments