O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) realizou mais uma edição do mutirão “Encontre Seu Pai Aqui”, nesta sexta-feira (25), oferecendo testes de DNA gratuitos para reconhecimento de paternidade.
A iniciativa, que acontece todo fim de mês, na unidade do Imesc no centro da capital paulista, visa facilitar o acesso à Justiça e fortalecer os laços familiares. Através de testes de DNA gratuitos, o instituto possibilita que famílias comprovem o vínculo genético entre pais e filhos, regularizando assim a situação civil das crianças.
Famílias como a de Luana Angela da Silva, que buscava reconhecer a paternidade de seu filho Enzo, encontraram no mutirão uma oportunidade para regularizar a situação civil.
“Para registrar um filho com pai falecido é muita burocracia. É importante principalmente para o Enzo olhar na certidão de nascimento e ver que tem o nome do pai, apesar de não conhecer nem ter convivido”, conta Luana, que esperou doze anos para proporcionar isso ao filho.
Leia Mais
Casos de coqueluche crescem mais de 1000% em 2024 no Brasil
Goiânia é o lugar que mais choveu no Brasil; números podem ser históricos
Entenda regra que proíbe atitude de homem que se escondeu embaixo da mesa durante audiência
Como funciona o processo
O problema da falta de reconhecimento de paternidade é um desafio enfrentado por muitas famílias brasileiras. Segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), em 2023, mais de 172 mil nascimentos foram registrados sem a presença do pai.
“Esse processo pode ser feito por voluntarismo das famílias que queiram saber se há vínculo genético entre o suposto pai e a criança ou adulto”, explica Edílson José da Costa, superintendente do Imesc.
Para participar do mutirão, os interessados devem levar documentos pessoais e comparecer à unidade do Imesc na Rua Barra Funda. No local, é realizada a coleta de material genético por meio de uma simples coleta de sangue. No caso de falecimento, desconhecimento ou não proximidade com o suposto pai, a indicação é para levar parentes próximos, como irmão e pai, como fez Luana.
Os resultados dos exames ficam prontos em até 15 dias e são encaminhados ao Ministério Público, que convoca as partes para a divulgação oficial. O próximo mutirão, 11° do ano, do “Encontre o Seu Pai Aqui” já tem data definida para o dia 28 de novembro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mutirão da paternidade: instituto realiza exames de DNA gratuitamente todo fim de mês em SP no site CNN Brasil.