Início BRASIL Governo de PE retira câmeras de banheiros de escola após denúncia de...

Governo de PE retira câmeras de banheiros de escola após denúncia de alunos

Após denúncia de estudantes sobre a instalação de câmeras de segurança nos banheiros da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) José de Lima Júnior, em Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco, o Governo do Estado determinou a remoção dos equipamentos na quinta-feira (24).

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) informou ter solicitado a retirada das câmeras assim que tomou conhecimento do caso e anunciou a abertura de uma sindicância para apurar o ocorrido.

Segundo a SEE, técnicos da Gerência de Políticas Educacionais de Direitos Humanos e Cidadania foram enviados à escola para avaliar a situação e garantir a privacidade dos estudantes. Em nota, a secretaria destacou seu “compromisso absoluto com a privacidade e a dignidade” dos alunos.

Imagens enviadas por alunos à CNN mostram as câmeras instaladas dentro dos banheiros, o que gerou indignação entre os estudantes, que relatam constrangimento e preocupação.

“Me sinto assediada com a câmera no banheiro. Recentemente, disseram que estava desligada, mas um funcionário disse que ela está ativa e sendo monitorada”, afirmou uma estudante, sob anonimato.

Leia Mais

Ex-ator mirim e DJ: João Rebello Fernandes é morto a tiros em Trancoso (BA)

Vídeo: réu se esconde embaixo da mesa para tentar enganar juiz durante audiência

Venda de sentença: PF apreende R$ 4 milhões em operação contra desembargadores

Mudança de posicionamento

Inicialmente, ao ser procurada pela CNN, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) informou que havia câmeras de segurança na unidade, mas apenas nos ambientes coletivos de recreação e circulação. “A escola respeita a privacidade e preza pelo respeito aos alunos. Não há câmeras nos banheiros da unidade de ensino”, dizia a nota.

Após questionamentos, a secretaria mudou o posicionamento. “É de conhecimento e observância de toda a rede estadual de ensino o direito à privacidade e à intimidade dos estudantes, sendo tais garantias implementadas pelas práticas pedagógicas. (…) Qualquer ação que infrinja esses valores será tratada com rigor”, afirma a nova nota.

Além da questão das câmeras, os estudantes apontam problemas estruturais na escola, como a insuficiência de espaço no refeitório, que comporta apenas cerca de 70 pessoas, enquanto a escola atende aproximadamente 400 alunos.

“É impossível para todos almoçarem de forma adequada”, relatou outro estudante, mencionando que muitos acabam fazendo suas refeições sentados no chão.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo de PE retira câmeras de banheiros de escola após denúncia de alunos no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments