A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) solicitou à rede social X (antigo Twitter) explicações sobre mudanças nos termos de uso da plataforma.
As alterações permitem que dados dos usuários sejam usados para treinar modelos de inteligência artificial (IA), como o Grok, desenvolvido pela própria empresa.
As novas regras entram em vigor no dia 15 de novembro. Segundo o novo texto da seção “seus direitos e concessão de direitos no conteúdo”, a plataforma terá permissão para utilizar as publicações dos usuários em tempo real no treinamento de suas IA.
Leia Mais:
Ministério Público acusa Alexandre Kalil de extorsão e improbidade administrativa
Bolsonaro amplia alianças em Campo Grande de olho na disputa pelo Senado em 2026
Posicionamentos de Ciro Gomes viram obstáculo para planos do PDT
Outro ponto da nova política é a alteração no período de retenção dos dados dos usuários, que antes era de 18 meses e agora será por tempo indeterminado.
“Caso seja percebido risco de grave dano à proteção de dados ou à privacidade dos titulares, outras medidas poderão ser tomadas”, informou a ANPD em nota.
A ANPD não detalhou qual o prazo para que o X responda à convocação. Mas a ausência de posicionamento, de acordo com a agência, pode configurar obstrução à fiscalização. O que é definido como uma “infração grave”.
Em julho, a Meta – dona do Facebook, Instagram e Whatsaap – também foi convocada pela ANPD para explicar o uso de dados para treinamento de IA. Isso levou à suspensão temporária do uso de dados de usuários brasileiros até que novas opções de consentimento fossem incluídas.
Ministério da Justiça registrou 3 mil crimes eleitorais no 1º turno
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo convoca rede social X para explicar alterações em termos de uso no site CNN Brasil.