A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (27), cinco mandados de prisão e dez de busca e apreensão contra um grupo suspeito de planejar resgates de presos e de tentar desestabilizar o sistema prisional do Ceará.
A operação, denominada DEFCON 3, foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Ceará (FICCO/CE) com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). As ações foram realizadas em Fortaleza e Itaitinga, na região metropolitana da capital.
A operação desta sexta-feira é um desdobramento da Operação DEFCON 4, realizada em novembro de 2023. Na ocasião, foi descoberta uma articulação criminosa envolvendo ataques ao sistema penitenciário, incluindo o planejamento de fugas em unidades prisionais.
Goiás
Nesta sexta-feira, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Goiás (FICCO/Goiás), em conjunto com a Polícia Penal do Estado, também trabalha para combater o crime organizado.
Leia Mais
PF vai compartilhar com governo do DF ferramentas contra abuso infantil
Miliciano ligado a Zinho é preso por matar ex-vereador e PM no RJ
Cinco suspeitos de integrar facção morrem em confronto com a PM da Bahia
A Operação Exitus, que foi deflagrada nesta manhã, visa desarticular uma organização criminosa local que atua em tentativas de resgates de presos e no tráfico de drogas.
Nesta sexta, os policiais estão cumprindo 37 mandados judiciais, sendo 24 de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva, em diversas cidades, incluindo Goiânia, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Alexânia, Anápolis, Ceilândia (DF), Brasília (DF) e Campo Grande (MS).
A operação é resultado de investigações iniciadas após uma tentativa de resgate de presos em novembro de 2023, na cidade de Corumbá de Goiás.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Operações contra resgate de membros de facção de presídios acontecem no CE e GO no site CNN Brasil.