A frente fria que atinge o Rio Grande do Sul desde o último sábado (21) é responsável por fortes chuvas e tempestade, que já afetam 48 municípios gaúchos. De acordo com a Defesa Civil, foram contabilizados até o momento 111 pessoas desabrigadas e 149 desalojadas, com um total de 16.166 afetados.
A parte central do estado é a mais afetada, isso inclui a Região Metropolitana de Porto Alegre, a área central e vai até o oeste e noroeste do Rio Grande do Sul.
Devido às chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o início da semana, a Defesa Civil já emitiu 57 alertas até o final da manhã desta quinta-feira (26).
Leia Mais
Justiça do Rio torna réu influenciador que matou homem atropelado após casamento
PM que executou suspeito responde por outros dois homicídios em SP
Apesar de chuvas intensas, Guaíba não deve atingir cota de transbordamento no RS
As fortes chuvas elevaram o nível do Guaíba. O MetSul, no entanto, diz que está fora de cogitação o transbordamento do lago em áreas de Porto Alegre. As ilhas exigem atenção, mas o risco não é alto.
A previsão é que o sistema diminua na parte sul do estado nos próximos dias e a parte norte passe a concentrar mais chuvas e tempestades com previsão de rajadas de vento e queda de granizo.
A partir da sexta-feira (27), a frente fria se desloca para Santa Catarina, mas com possibilidade de chuvas leves no Rio Grande do Sul.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Rio Grande do Sul: mais de 16 mil pessoas são afetadas pelas novas enchentes no site CNN Brasil.