O Brasil intensificou nas últimas horas as negociações com a Síria para a retirada dos brasileiros que estão no Líbano e que, por conta da escalada do conflito com Israel, podem precisar de resgate imediato.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, terá nas próximas horas um encontro em Nova York com autoridades da Síria na tentativa de desenhar possibilidades de repatriação dos brasileiros.
Leia Mais
STF tem dois votos pela possibilidade de anular absolvição contra as provas em júri
Fux convoca audiência pública no STF para discutir impacto das bets
Congresso tem quase 40 propostas que miram apostas online
A diplomacia do Brasil também analisa a viabilidade de incluir a Rússia nessas negociações. O país chefiado por Vladimir Putin tem uma base militar na região, que é vista como como uma potencial rota de fuga pelos diplomatas brasileiros.
O plano é tratado com cautela e só deve avançar se o conflito piorar e provocar, por exemplo, o fechamento dos aeroportos no Líbano.
O Itamaraty informou que ainda não concluiu a contagem de interessados em obter apoio logístico dos aviões da FAB para regressarem ao Brasil. Estima-se que 21 mil brasileiros e parentes vivam no Líbano.
Outros países ainda não anunciaram operação de retirada, e ao contrário das diversas missões que o governo brasileiro mandou à Israel, a situação no Líbano ainda não foi considerada com o mesmo nível de gravidade.
O que o eleitor pode e não pode levar para a urna no dia da votação?
Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil intensifica negociações para a retirada de brasileiros no Líbano no site CNN Brasil.