São Paulo é a única cidade do mundo com o ar não saudável para toda sua população, segundo registro da IQAir. Os dados estão disponíveis no site da agência suíça na manhã desta sexta-feira (13) e foram consultados às 07h20.
A capital paulista também segue como o ar mais poluído do mundo, desde a primeira marcação na última segunda-feira (9). A IQAir monitora a qualidade do ar em mais de 100 grandes cidades de todo planeta.
O número mostrado para cada município é a média dos registros de todas as estações naquela cidade para um momento específico. A lista é atualizada a cada hora.
A cidade de São Paulo continua liderando o ranking a frente das cidades de Lahore e Karachi, no Paquistão.
Veja a lista das 10 cidades com o ar mais poluído do mundo:
São Paulo, Brasil
Lahore, Paquistão
Karachi, Paquistão
Lima, Peru
Jakarta, Indonésia
Kinshasa, República Democrática do Congo
Riyadh, Arábia Saudita
Batam, Indonésia
Addis Ababa, Etiópia
Cidade de Kuwait, Kuwait
A consulta ao ranking foi feita às 7h10 desta sexta-feira (13).
Leia Mais
Desabamento de igreja: prefeitura do Recife conclui retirada de entulhos
Queimadas em 2024 são mais que o dobro de 2023, aponta MapBiomas
Governo de SP retira 500 kg de peixes encontrados mortos na represa Billings
A IQAir monitora a qualidade do ar em tempo de real de 121 grandes cidades de todo planeta. Com o Índice de Qualidade do Ar, o instituto divide a qualidade da atmosfera em cinco níveis: Bom, Moderado, Não saudável para grupos sensíveis, Não saudável, Muito não saudável e Perigoso.
O objetivo do ranking das principais cidades é fornecer um número instantâneo simples das condições de qualidade do ar dos centros urbanos mais populares do mundo.
A IQAir é uma empresa suíça de tecnologia que capacita indivíduos, organizações e governos a melhorar a qualidade do ar por meio de informações e colaboração.
Incêndios em São Paulo
A Defesa Civil de SP renovou, para esse sábado (14), o alerta de risco elevado para incêndios em todo estado.
Ao todo, xx municípios estão com focos ativos de queimadas no estado. O órgão alerta para a população beber muito água, não faça atividades ao ar livre e coloque umidificadores nos ambientes de suas casas.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, 20 pessoas já foram presas por queimadas em vegetação no estado.
De acordo com dados do Governo de São Paulo, o número de focos de calor cresceu 386% entre janeiro e agosto deste ano, na comparação com 2023.
Desde que as chamas se agravaram, no fim de agosto, cerca de 8.049 propriedades rurais foram afetadas pelas queimadas em 317 municípios.
Este conteúdo foi originalmente publicado em São Paulo é a cidade mais poluída do mundo e única com ar “insalubre” para todos no site CNN Brasil.