O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, na noite desta quinta-feira (12), os empresários brasileiros ao ressaltar que ainda não há um hábito de se investir intensivamente em cultura.
Ele disse que os empresários do país “ainda não conquistaram a inteligência suficiente” para entender a importância desse tipo de investimento.
“Acho que, se o sistema financeiro brasileiro soubesse disso [do retorno em investimento em cultura], eles abaixavam os juros para não receber a dívida e aplicava em cultura, porque voltaria muito rapidamente”, disse.
Eu acho que os empresários brasileiros ainda não conquistaram a inteligência suficiente para saber que investimento em cultura é uma coisa que traz retorno não só financeiro, mas político na evolução da sociedade
Luiz Inácio Lula da Silva
A declaração foi dada em evento de inauguração do Armazém Utopia, espaço cultural na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro.
O presidente Lula contou ter enfrentado dificuldade em conseguir financiamento para a produção de “10 grandes filmes” sobre os momentos mais importante da história do Brasil quando o músico Gilberto Gil era ministro da Cultura, em seus mandatos anteriores, por exemplo.
O presidente ainda falou que o objetivo é que cada município tenha ao menos uma biblioteca e que todos os conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida sejam entregues com uma biblioteca, com no mínimo 500 livros.
“A cultura é uma das formas de você fazer com que 213 milhões de brasileiros se manifestem da forma que ele é e da forma que ele quer para que a gente possa compreender o comportamento da sociedade brasileira e o resultado do povo que nós somos”, disse.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula: empresários brasileiros ainda não têm “inteligência suficiente” para entender importância de se investir em cultura no site CNN Brasil.