A Defesa Civil do Amazonas agora é uma secretária do estado. A novidade foi aprovada pela assembleia legislativa nessa quarta-feira (11) e vem ao mesmo tempo em que Manaus decreta situação de emergência por 180 dias devido à estiagem.
A medida busca fortalecer as ações e aumentar sua capacidade de resposta a emergências, conferindo maior autonomia e recursos para atuar em um cenário cada vez mais desafiador.
A nova secretaria permitirá que a Defesa Civil coordene melhor as ações e aloque recursos de forma mais eficiente, garantindo uma resposta mais rápida e eficaz em situações de crise.
Leia mais
Caixão cai de carro funerário no meio de avenida em Osasco (SP)
Operação aplica mais de R$ 100 milhões em multas ambientais no Amazonas
Fogo atinge mata entre duas escolas em Carapicuíba (SP)
A secretaria deve entrar em operação nas próximas semanas, com a implementação de novas diretrizes e a definição de novas estratégias.
Manaus decreta situação de emergência por 180 dias devido à estiagem
A Prefeitura de Manaus decretou situação de emergência por 180 dias em decorrência da estiagem que atinge o estado do Amazonas e a capital.
A medida busca enfrentar os impactos da seca severa, que já afeta população e coloca em risco comunidades ribeirinhas. Além de permitir ações emergenciais, o decreto autoriza a mobilização de recursos e parcerias para minimizar os efeitos sociais, econômicos e ambientais provocados pela estiagem prolongada.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Crise climática: Defesa Civil se torna secretaria no Amazonas no site CNN Brasil.