Início BRASIL MP denuncia jovens por racismo durante trote de universidade em MG

MP denuncia jovens por racismo durante trote de universidade em MG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou, nesta segunda-feira (9), três jovens suspeitos de praticarem racismo recreativo durante um trote de calouros da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O caso aconteceu em março deste ano em Frutal, no Triângulo Mineiro.

De acordo com o MPMG, os acusados estavam cientes das suas ações e agiram “dolosamente, em contexto e com intuito de descontração, diversão ou recreação”, o que resulta em uma punição do crime ainda mais grave.

A ação dos jovens, que deram a uma aluna do primeiro ano do curso de Administração uma placa com o apelido de “Bombril” (em alusão ao seu cabelo), configura o crime de injúria racial, que foi recentemente equiparado ao crime de racismo.

Segundo o Ministério Público, a solicitação é de que cada denunciado pague uma indenização mínima de R$10 mil pelos danos causados à vítima.

Leia Mais

Casal suspeito de dopar macacos no Jardim Botânico é preso no Rio

Ex-estudante da FGV é condenado após 6 anos de crime racial contra colega em SP

Operação contra criptomoedas bloqueia R$ 9 bilhões de investigados

Injúria racial

O crime foi praticado pelos três jovens no dia 11 de março deste ano e causou grande repercussão nas redes sociais. Dois dias após o acontecimento, o Coletivo Negro e o Centro Acadêmico de Geografia da universidade publicaram uma nota conjunta de repúdio contra a ação dos alunos durante o trote.

“É fundamental que todos os membros da comunidade acadêmica estejam engajados na construção de um ambiente inclusivo e livre de discriminação”, ressaltava a nota.

No dia 14 de março, o Coletivo e o Diretório Acadêmico da instituição lideraram um ato de repúdio contra a ação dos três alunos contra a vítima. A manifestação reuniu estudantes de graduação de pós-graduação em frente a universidade que seguravam placas com frases como: “Aqui não formamos racistas” e “ Racismo é o último grau da ignorância humana”.

A CNN buscou contato com a UEMG, mas não obteve retorno até o momento da publicação desta matéria.

*Sob supervisão de Bruno Laforé

Este conteúdo foi originalmente publicado em MP denuncia jovens por racismo durante trote de universidade em MG no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments