Início POLÍTICA Comissão sobre acidente aéreo quer chamar presidente da Voepass e fazer inspeção...

Comissão sobre acidente aéreo quer chamar presidente da Voepass e fazer inspeção em oficina

A comissão externa criada pela Câmara para acompanhar as investigações relacionadas à queda do ATR-72 da Voepass vai iniciar os trabalhos na próxima terça-feira (27).

Na pauta, há requerimentos para convidar o presidente da empresa, José Luiz Felício Filho, a prestar esclarecimentos e para que membros do colegiado visitem a oficina da companhia aérea.

O acidente do voo 2283 matou 62 pessoas no último dia 9 em Vinhedo, no estado de São Paulo.

Coordenador da comissão, o deputado federal Bruno Ganem (Podemos-SP) apresentou sete requerimentos para serem votados na primeira reunião do grupo.

Leia Mais

Moraes diz em decisão que vazamento e divulgação de mensagens particulares buscaram desestabilizar instituições

PL avalia apoio a Elmar na disputa pela sucessão da Câmara

Lula conversa com Bill Clinton por telefone e elogia discurso do ex-presidente na convenção Democrata

Um deles requer que os membros da comissão façam uma inspeção técnica, de forma presencial, na oficina de manutenção da Voepass em Ribeirão Preto (SP).

A intenção, segundo o documento, é “verificar, in loco, se as práticas de manutenção estão em conformidade com as normas e regulamentos estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e outras entidades reguladoras internacionais”.

“A inspeção possibilitará uma análise detalhada dos procedimentos operacionais adotados pela oficina, incluindo a qualificação e o treinamento dos técnicos, a gestão de peças e componentes, e a execução de protocolos de manutenção preventiva e corretiva.”

“A visita também servirá como uma oportunidade para fomentar a colaboração entre a comissão e a Voepass, promovendo a troca de informações e práticas que possam contribuir para a melhoria contínua dos processos de manutenção.”

Também há vários pedidos de convites sob a mesa. Nesta modalidade, as pessoas não são obrigadas a comparecer à comissão. Os requerimentos buscam convidar:

o presidente da Voepass Linhas Aéreas, José Luiz Felício Filho, e Eduardo Busch, diretor-executivo da empresa;
o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno;
o diretor do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal Carlos Eduardo Palhares Machado;
o delegado da Polícia Federal Caio Bortone Ramos Ribeiro;
o diretor-presidente da Latam, Roberto Alvo;
representantes do Escritório de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil da França e do Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá.

Neste primeiro encontro, os integrantes da comissão também devem analisar e votar um plano de trabalho.

Essa comissão foi criada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na última terça-feira (20). De acordo com o documento publicado no Diário Oficial da Casa, a comissão externa não terá “ônus” para Câmara e será composta por 37 deputados. O relator será o deputado Nelson Padovani (União-PR).

O objetivo é que a comissão acompanhe as apurações sobre o acidente e proponha melhorias nas normas de segurança aérea com base “nos resultados das investigações, contribuindo para a atualização das regulamentações e prevenindo novos acidentes”.

As investigações sobre a queda do avião envolvem órgãos da Forças Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Federal. O trabalho dos investigadores deve demorar meses e passa por diversas etapas de perícia, elaboração e apresentação de relatório, além da avaliação de causas e responsabilidades.

Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar

Este conteúdo foi originalmente publicado em Comissão sobre acidente aéreo quer chamar presidente da Voepass e fazer inspeção em oficina no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments