Início POLÍTICA Decisão de Dino sobre “emendas Pix” gera reação da Câmara, e Lira...

Decisão de Dino sobre “emendas Pix” gera reação da Câmara, e Lira adia votação de destaques da tributária

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve adiar a apreciação de propostas previstas para esta semana no plenário da Casa até que haja uma solução para o impasse sobre a suspensão das emendas parlamentares.

Nesta quarta-feira (14), os deputados votariam os destaques — sugestões de alteração ao texto — ao segundo projeto de regulamentação da reforma tributária. Também estava prevista a análise do projeto de lei que cria o programa Acredita, voltado para pequenos empreendedores.

Leia Mais

Waack: O Supremo no centro do turbilhão da política

Após acidente aéreo, auditoria do TCU vai fiscalizar ações da Anac

Após perder apoio do México, Lula diz buscar “saída política para o problema da Venezuela”

 

Ainda não há previsão de quando a votação ocorrerá. Segundo parlamentares, não há “clima político” para discutir o assunto nos próximos dias. “Não vota hoje nem amanhã (quinta-feira, 15)”, afirmou, sob reserva, um deputado.

Decisão de Dino

A reação da cúpula da Câmara vem após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinar a suspensão de todas as emendas impositivas apresentadas por congressistas ao orçamento da União. Dino barrou a execução até que sejam criadas regras de transparência e rastreabilidade dos recursos.

As emendas impositivas são aquelas de execução obrigatória: emendas individuais de transferência especial (as “emendas Pix”), emendas individuais de transferência com finalidade definida e emendas de bancadas.

Reunião

Lira convocou, no início da noite, uma reunião com líderes partidários para buscar possíveis soluções à decisão do magistrado. Nos bastidores, a medida monocrática gerou repercussão negativa entre os parlamentares e aumentou ainda mais a tensão entre Legislativo e Judiciário.

O presidente da Câmara deve discutir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), uma resposta institucional conjunta. Deputados avaliaram que o Congresso deve recorrer judicialmente da decisão de Dino. Os presidentes das duas Casas devem conversar ainda hoje.

Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar

Este conteúdo foi originalmente publicado em Decisão de Dino sobre “emendas Pix” gera reação da Câmara, e Lira adia votação de destaques da tributária no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments