Após completar 108 dias sem chuvas, nesta sexta-feira (9/8), o Distrito Federal ficou sob alerta laranja – o segundo em uma escala de três –, de perigo, devido à baixa umidade. O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vale até as 17h, mas pode ser prorrogado.
A previsão é de que, durante a tarde, a umidade relativa do ar caia a até 20%, o que coloca a capital do país em estado de risco à saúde e de alta nas chances de registro de incêndios florestais.
Durante a madrugada, o Inmet registrou a temperatura mínima de 8°C, na Estação Meteorológica de Águas Emendadas, em Planaltina (DF).
Para esta sexta-feira (9/8) e no fim de semana, a tendência é de tempo estável, com temperaturas máximas que podem chegar a 31°C, com umidade relativa do ar entre 20% e 90%. As mínimas devem permanecer na casa dos 8°C.
O meteorologista do Inmet Heráclio Alves detalha que, no sábado (10/8), a previsão é de maior nebulosidade e leve alívio da seca. Contudo, há pouquíssimas chances de chuvas. “Porque haverá predomínio de poucas nuvens”, afirmou.
O Inmet orienta que a população se hidrate bastante e evite desgastes físicos nos períodos mais secos e quentes do dia, no principalmente no fim da manhã e no início da tarde.
Embora o DF tenha registrado volume significativo de chuvas no primeiro quadrimestre de 2024, o Inmet destaca que a estiagem começou mais cedo neste ano, em maio, o que derrubando os índices pluviométricos de maneira expressiva.