Início BRASÍLIA E SUAS CIDADES SATÉLITES Buraco do Tatu: via é liberada com resgate do Marco Zero de...

Buraco do Tatu: via é liberada com resgate do Marco Zero de Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), liberou o trânsito da passagem conhecida como Buraco do Tatu e inaugurou a sinalização do Marco Zero de Brasília, na manhã desta quinta-feira (1º/8).

Localizada durante obras no túnel, a “estaca zero” recebeu o devido reconhecimento e, agora, soma-se à lista de pontos turísticos da capital federal.

“A reforma no Buraco do Tatu era necessária. [Trata-se de] um ponto que existe há mais de 60 anos e tem um fluxo muito grande de pessoas. Cerca de 150 mil motoristas passam por ali diariamente. Com a obra, tivemos esse belíssimo achado, que é o Marco Zero de Brasília”, declarou o governador. “[Esse] é mais um ponto turístico para a cidade. Aos domingos, quando o Eixão estiver fechado, certamente as pessoas poderão fazer essa visita maravilhosa [ao local].”

História

Antes do início da construção de Brasília, era preciso demarcar de onde irradiaria a nova capital, o ponto de referência para os cálculos que tirariam do papel os eixos Rodoviário e Monumental, cruzados em ângulo reto e designados por Lucio Costa no projeto urbanístico vencedor do Plano Piloto.

Até esta semana, havia dificuldade para se chegar a esse local exato, marcado na então Fazenda Bananal. Um levantamento do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) detalha que coube ao arquiteto Joffre Mozart Parada cravar a “estaca zero”, em 20 de abril de 1957, a pedido do então presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Israel Pinheiro.

A cidade se fez, então, a partir desse ponto – a quilometragem das vias do Distrito Federal, por exemplo, tem ele como referência –, demarcado por uma estaca.

“A importância disso, hoje, é sobre a conscientização da relevância da preservação da memória, de resgatar o local onde foi colocada a estaca zero. Foi exatamente ali que Brasília nasceu, no cruzamento dos eixos Monumental e Rodoviário. A partir de agora, todos que passarem pelo Buraco do Tatu saberão que esse local foi onde nasceu Brasília”, destacou o superintendente do ArPDF, Adalberto Scigliano.

O que era terra virou concreto, e a estaca acabou retirada. No lugar, ficou um disco de metal que, por anos, manteve-se encoberto por uma placa de concreto, sem nada dizer a quem passava pelo coração da capital do país. Porém, durante as recentes obras de restauração do pavimento asfáltico, iniciadas em 1º de julho último, operários redescobriram o item.

“Graças à preservação da memória feita pelo Arquivo Público e à parceria entre os órgãos envolvidos na obra, foi possível revelar essa parte importante da história de nossa capital”, acrescentou Adalberto.

Operários encontraram disco metálico do marco zero durante obras

Agora, o ponto no cruzamento dos eixos Sul e Norte – e confirmado por técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) embasados em documentos do Arquivo Público – terá uma marcação no solo e nas paredes do Buraco do Tatu, inclusive protegidas contra pichação.

6 imagens
1 de 6

Ibaneis em frente ao símbolo do Marco Zero de Brasília

Renato Alves / Agência Brasília

2 de 6

Buraco do Tatu é reinaugurado, com pavimento trocado e símbolo do Marco Zero

Renato Alves / Agência Brasília

3 de 6

Novo ponto turístico da cidade tem marcação no solo e nas paredes do Buraco do Tatu – inclusive protegidas contra pichação

Joel Rodrigues/ Agência Brasília

4 de 6

Trânsito no túnel foi liberado para veículos nesta quinta-feira (1º/8), às 9h30

Renato Alves / Agência Brasília

5 de 6

Ponto inicial de Brasília fica no pavimento do Buraco do Tatu

Renato Alves / Agência Brasília

6 de 6

A partir do Marco Zero de Brasília, a cidade teve referências calculadas, das praças às tesourinhas

Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Obras

As obras de restauração do pavimento asfáltico em concreto do Buraco do Tatu – passagem de 700 metros que liga os dois lados do Eixo Rodoviário, no Plano Piloto, ocorreram durante todo o mês de julho. O trânsito foi liberado na manhã desta quinta-feira (1º/8). No túnel, passam cerca de 150 mil motoristas diariamente.

O pavimento original da passagem, da época da construção de Brasília, estava degradado após 60 anos de uso e com vida útil ultrapassada. As obras de recuperação custaram aproximadamente R$ 2 milhões.

As placas de concreto danificadas foram trocadas por novas, e o material antigo das juntas de dilatação que as unem foi substituído por um selante com durabilidade prevista de 10 anos. Os serviços no Buraco do Tatu incluíram a lavagem das paredes azulejadas e do teto, além da limpeza e da desobstrução de todas as caixas de drenagem da passagem.

Na oportunidade, o governador anunciou, ainda, que pretende lançar a reforma da Ponte Juscelino Kubitschek, a Terceira Ponte de Brasília, no início de 2025.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments