Início POLÍTICA PEC da Segurança Pública: Governo não vai impor nada aos estados, diz...

PEC da Segurança Pública: Governo não vai impor nada aos estados, diz Lewandowski

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse nesta quarta-feira (24) que nada será imposto aos governadores de estados no que tange a uma eventual PEC da Segurança Pública.

“Essa PEC foi intensamente discutida nos setores técnicos do Ministério da Justiça”, disse Lewandowski depois de reunião com governadores e secretários de segurança do Nordeste. “O presidente Lula pretende discutir isso com os governadores. Não será nada imposto a ninguém. O federalismo é um sistema cooperativo”, acrescentou.

Leia Mais

Lula diz que chamará governadores para discutir proposta de segurança pública

Lewandowski: Transferência de CACs para PF pode ser gradual se contingenciamento afetar o MJ

Novo chefe da PF em SP prega inteligência artificial contra “raízes coloniais” do crime

Durante o evento de reunião da Câmara Técnica de Segurança Pública do Nordeste, o ministro voltou a comparar a proposta ao SUS (Sistema Único de Saúde) e disse que a autonomia dos estados e municípios não seria afetada.

Segundo ele, a União teria diretrizes gerais, sobretudo para a unificação de dados relativos à segurança pública e à coordenação das inteligências, mas não interferiria no poder dos estados de gerir as polícias, por exemplo.

“É simplesmente fazer o que já existe na Constituição quanto à educação e à saúde, que é um sistema único verticalizado”, alegou Lewandowski.

“Como a educação, a saúde e a segurança pública são as três questões que mais preocupam o cidadão comum, nós entendemos que a segurança pública deve ter o mesmo tratamento constitucional que tem esses dois setores”, defendeu.‘

Como já mostrou a CNN, o projeto do Sistema Único de Segurança (Susp) virou lei em 2018, mas enfrenta a falta de recursos e de vontade política por parte dos governadores, que comandam as polícias militares, civis e científicas.

O ministro propõe que a lei seja inserida na Constituição, o que permitiria a criação de um fundo com verba própria para o tema.

Um dos maiores receios de estados e municípios, porém, é perder a autonomia para atuar na segurança pública.

Consórcio do Nordeste

Lewandowski participou nesta quarta-feira (24) da abertura da reunião da Câmara Técnica de Segurança Pública do Consórcio do Nordeste, realizada em Brasília.

O evento contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que está à frente da câmara técnica, além de secretários executivos de Segurança Pública dos nove estados nordestinos e do DF.

De acordo com Jerônimo, os temas principais a serem tratados na reunião serão a execução do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), a integração da base de dados de segurança pública entre os estados, além de articulação e estratégias para o combate ao crime organizado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PEC da Segurança Pública: Governo não vai impor nada aos estados, diz Lewandowski no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments