Início BRASÍLIA E SUAS CIDADES SATÉLITES Há quase 100 dias sem chuva, DF tem alerta laranja de baixa...

Há quase 100 dias sem chuva, DF tem alerta laranja de baixa umidade

Após completar 91 dias sem chuvas, o Distrito Federal recebeu nesta quarta-feira (24/7) alerta laranja de baixa umidade, segundo informe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os números abaixo do normal foram observados já na tarde dessa terça-feira (23/7), no Gama, que registrou umidade relativa de 19% por volta das 15h.

Segundo dados divulgados pela plataforma, a expectativa é que durante a tarde desta quarta (24) a umidade relativa do ar chegue a valores entre 20% e 12%, colocando o DF em estado de perigo à saúde e de maior risco de incêndios florestais.

O meteorologista do Inmet Heráclio Alves explica que o avisos, que se estendem para toda região do Distrito Federal e parte do Entorno, são pontuais e servem para colocar a população em alerta.

“Não quer dizer que o DF vai ficar a tarde inteira com a umidade abaixo de 20%, mas sim que algumas regiões podem chegar a esses valores durante os períodos mais quentes do dia, de 15h às 16h”, explica o especialista.

6 imagens
1 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles

2 de 6

Matheus Veloso/Metrópoles

3 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles

4 de 6

Matheus Veloso/Metrópoles

5 de 6

Brasília(DF), 30/09/2020. Ciclista durante a seca sobre o sol da Capital proxímo a Torre de TV. Local: Torre de TV. Foto: Igo Estrela/Metrópoles. @igoestrela

6 de 6

O Inmet recomenda que as pessoas bebam bastante água, evitem atividades físicas e exposição ao sol em horários mais quentes do dia

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

Rumo aos 100 dias sem chuvas

Ainda segundo Heráclio, o DF deve permanecer em, pelo menos, estado amarelo de baixa umidade – entre 30% e 20% – até o final do mês. E para agosto e setembro, quando os índices podem chegar a menos de 12% – nível considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS) –, a previsão do instituto é de que os avisos laranjas se tornem ainda mais frequentes.

Embora o DF tenha tido chuvas significativas nos primeiros quatro meses do ano, o Instituto Nacional de Meteorologia aponta que a estiagem começou mais cedo no DF em 2024, já em maio derrubando os índices de maneira expressiva.

Nesta quarta-feira (24/7), completam 91 dias sem chuvas no DF, e segundo os especialistas, tudo indica de que cheguem aos 100 dias. A situação é ainda mais séria em Brazlândia, que já está há 102 dias sem precipitações.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments