Início POLÍTICA “Fome tem rosto de uma mulher e voz de uma criança”, diz...

“Fome tem rosto de uma mulher e voz de uma criança”, diz Lula em reunião do G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quarta-feira (24), de uma reunião do grupo das 20 principais economias do mundo, o G20, para aprovação e pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza – uma das prioridades da presidência brasileira a frente do grupo.

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, Lula discursou por cerca de 30 minutos sobre a questão da desigualdade e da fome no mundo.

Leia Mais

Brasil consegue apoio unânime do G20 para criar Aliança Global Contra a Fome

Vários países se manifestaram a favor de imposto sobre fortunas, diz Mauro Vieira no G20

Lula faz giro por SP e RJ com foco em educação e combate à fome

“A fome é a mais degradante das privações humanas, é um atentado à vida, uma agressão à liberdade”, afirmou o presidente.

Citando dados do Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial divulgados hoje – que Lula classificou como “estarrecedores” -, o presidente afirmou que “a fome tem o rosto de uma mulher e a voz de uma criança” .

“Mesmo que elas preparem a maioria das refeições e cultivem a maioria dos alimentos, mulheres e meninas são a maioria das pessoas em situação de fome no mundo”, disse.

Segundo o presidente, as causas para a insegurança alimentares são múltiplas, mas decorrem “sobretudo, de escolhas políticas”.

“Hoje, o mundo produz alimentos mais do que suficiente para erradicá-la [a fome]. O que falta é criar condições de acesso aos alimentos”, afirmou.

Lula ainda comparou a situação ao crescimento dos gastos com armamentos, que totalizaria um aumento de 7% no último ano, segundo o presidente.

“Inverter essa lógica é um imperativo moral de justiça social, mas também essencial para o desenvolvimento sustentável que buscamos.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Fome tem rosto de uma mulher e voz de uma criança”, diz Lula em reunião do G20 no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments