Policiais militares do batalhão rural (BPR) salvaram a vida de um bebê que se engasgou na tarde de sábado (20/6), no Incra (DF). A criança foi levada ao Hospital Regional de Brazlândia (HBRz) após ser socorrida e voltar a respirar.
Três mulheres em um carro pediram socorro a uma equipe da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) que passava pela região, após o filho da condutora do veículo desmaiar. A criança de 1 ano havia se engasgado e não conseguia respirar.
Dentro do veículo da corporação, o subtenente Clayton Alves e o primeiro-sargento Wilson Souza fizeram a Manobra de Heimlich e o bebê voltou a respirar. No entanto, no trajeto até o hospital, o menino desmaiou mais duas vezes.
Depois de receber atendimento no HBRz, a criança ficou em observação, com estado de saúde estável. A mãe do menino relatou que, depois, levou-o para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Brazlândia para fazer um raio-x, e que o bebê recebeu alta por volta das 22h.
Caso semelhante
No dia anterior ao episódio no Incra, outro bebê foi salvo por policiais militares em Arapoanga. Na sexta-feira (19/7), o recém-nascido estava sem respirar e com a pele roxa após ficar engasgado depois de tomar leite.
Os sargentos Hudson e Valteir iniciaram a Manobra de Heimlich na criança e realizaram as compressões abdominais que desobstruíram as vias aéreas do bebê. Depois de voltar a respirar, os policiais encaminharam a criança para o hospital, onde ficou em observação e, posteriormente, foi devolvida aos cuidados da mãe.
Segundo os policiais que atenderam a ocorrência, o estado de saúde do recém-nascido era estável no momento do socorro.