Início POLÍTICA Lula prometeu cumprir arcabouço fiscal em conversa com ministros: “Não abro mão”

Lula prometeu cumprir arcabouço fiscal em conversa com ministros: “Não abro mão”

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta sexta-feira (12) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avisou a ministros que não abrirá mão de cumprir o arcabouço fiscal.

“Na semana passada, o presidente Lula reuniu a junta orçamentária [composta pelos ministros da Economia e da Casa Civil] e deu a determinação: ‘Vocês façam o que têm que fazer. Contingenciar o que tiver que contingenciar. Se tiver que bloquear, vai bloquear. Mas eu vou cumprir o arcabouço fiscal’”, disse Padilha, citando Lula.

Leia Mais

Caso Abin paralela reforça importância de aliança formada por Lula em 2022, diz Padilha

PF vai intimar Ramagem para depoimento sobre “Abin paralela”

PEC da Anistia aprovada na Câmara incomoda cúpula do TSE

“‘Não abro mão de cumprir a regra de crescimento de despesas, de teto do crescimento de despesas, que foi importante para dar a sinalização que esse país vai se esforçar em ampliar investimento, em recuperar políticas sociais, mas vai fazer isso dentro do limite que não deteriore o ambiente econômico e a saúde das contas públicas’”, contou o ministro, reproduzindo as falas do presidente.

A declaração de Padilha ocorreu durante uma palestra na Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.

Autonomia do Banco Central precisa ser aprimorada, diz Padilha

Ainda no evento na capital paulista, Padilha declarou que a autonomia do Banco Central (BC), aprovada em 2021, precisa ser aperfeiçoada. Além disso, ele apontou que mecanismos de prestação de contas e fiscalização do órgão também precisam ser aprimorados.

“A gente aprovou há pouco tempo a autonomia do Banco Central. Vamos ter que aprimorar isso. Faz parte do aprimoramento democrático. Temos que aprimorar quais são os mecanismos que a sociedade e o Congresso têm para fiscalizar e acompanhar a atuação do Banco Central”, detalhou.

Para o ministro, o país terá de “criar uma cultura” de prestação de contas permanente. “Uma parte da retomada do ciclo econômico passa por isso, para a gente afirmar um compromisso claro de combinar responsabilidade fiscal e ambiental”, completou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula prometeu cumprir arcabouço fiscal em conversa com ministros: “Não abro mão” no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments