A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta nesta segunda-feira (17) baseado em informações do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Sala de Situação SEMA/RS.
A preocupação é com possíveis inundações nas regiões das Ilhas e Extremo Sul, devido à elevação do nível do lago Guaíba nas últimas 24 horas.
As previsões atualizadas do instituto indicam que o nível do Guaíba pode superar a cota de alerta nos próximos dias no pior cenário. De acordo com o gráfico, a previsão é de que quarta-feira (19) o lago alcance esse nível.
Veja o gráfico
Previsões atualizadas do nível do lago Guaíba / Divulgação / IPH | UFRGS
Segundo os especialistas, as chuvas intensas no fim de semana foram maiores do que o previsto inicialmente pelos modelos meteorológicos.
Isso resultou em um aumento significativo nos volumes dos rios afluentes e nos níveis do Guaíba.
Leia Mais
Incêndio no Parque do Itatiaia começou onde Exército fazia treinamento
Câmeras preservam atividade policial, diz diretor-geral da PRF à CNN
Cadáver é encontrado na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte
Os efeitos dos ventos também podem causar oscilações adicionais no nível da água.
O pico mais alto registrado recentemente foi de 5,35 metros em 5 de maio, com um segundo pico de 5,20 metros em 14 de maio.
Desde então, o nível diminuiu gradualmente, atingindo 2,48 metros em 14 de junho. Nas últimas 24 horas, o nível subiu novamente em 20 centímetros.
A Defesa Civil recomenda que a população das áreas afetadas se mantenha informada sobre as atualizações e siga as orientações das autoridades para garantir a segurança.
Sob supervisão de André Rigue
Este conteúdo foi originalmente publicado em Guaíba deve atingir cota de alerta nesta quarta-feira (19) em Porto Alegre no site CNN Brasil.