Início BRASIL Salvador recebe fiscais do Brasil inteiro em ação sobre segurança no trabalho

Salvador recebe fiscais do Brasil inteiro em ação sobre segurança no trabalho

 

Alerta do Ministério Público do Trabalho: mais de 450 trabalhadores da construção civil perdem a vida no serviço anualmente no Brasil – um risco duas vezes maior do que em outros setores.

Para mudar esse cenário, o CONFEA e os CREAs promovem a Força-Tarefa Nacional de Fiscalização, que começará na Bahia, entre os dias 17 a 19 de junho.

Uma Nova Era na Segurança

Essa iniciativa faz parte da abordagem da nova gestão do Sistema CONFEA/CREA, que busca medidas práticas para proteger a vida dos trabalhadores e demonstrar a importância de se ter profissionais técnicos registrados em projetos que envolvam engenharia, agronomia e geociências.

Segundo o Engenheiro de Telecomunicações Vinicius Marchese, Presidente do CONFEA “essa fiscalização intensiva terá viés educativo porque os fiscais irão demonstrar para os moradores da Bahia a importância da presença de um profissional com conhecimento técnico especializado na supervisão, coordenação e execução de obras e serviços de engenharia. A partir dessa ação, as pessoas vão ter mais clareza sobre como os profissionais habilitados garantem a preservação da vida. Conscientes disso, elas mesmas passam a afastar os executores leigos das atividades que são, por lei, atribuídas a engenheiros registrados no Conselho”.

 

Foco na Prevenção

O objetivo principal é garantir que empreendimentos de alto risco sigam normas técnicas e padrões de segurança. “A prioridade é prevenir acidentes, por isso o foco da ação será o cumprimento da Norma Regulamentadora NR-35, que estabelece requisitos e medidas de prevenção para o trabalho em altura, envolvendo planejamento, organização e execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade”, ressalta o presidente do CREA da Bahia, engenheiro agrimensor Joseval Carqueija.

 

Ação em Duas Frentes

Conforme planejamento da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), a fiscalização abrangerá:

Obras de Construção Civil: com a verificação de gruas, cremalheiras e balancins, que requerem responsabilidade técnica na montagem, operação e desmontagem.
Prédios Habitados: orientação sobre reformas de fachadas, limpeza e recuperação de juntas, garantindo projetos e instalação de equipamentos seguros com Anotação de Responsabilidade Técnica.

 

Integração, expertise e colaboração para mais segurança

A padronização dos procedimentos visa melhorar os serviços prestados. “Esta ação na Bahia possibilitará a transferência de conhecimento de um Crea para outro por meio do intercâmbio de práticas exitosas de fiscalização, com o Confea assumindo de forma mais contundente o papel da fiscalização do exercício das profissões”, frisa o gerente de Relação com o Profissional e Fiscalização (GPF), engenheiro mec. Igor de Mendonça.

O Ministério Público do Trabalho reforçará a fiscalização, verificando o cumprimento da NR-35 e podendo interromper trabalhos que não cumpram as normas. “Enquanto o Sistema Confea/Crea irá verificar se as obras e serviços têm profissionais de engenharia responsáveis pela emissão de projetos, o Ministério Público do Trabalho irá conferir o cumprimento das exigências da NR-35 e, em caso de descumprimento de regras, o MPT poderá paralisar os trabalhos”, explica a coordenadora de Fiscalização do Crea-BA, engenheira mecânica Michele Costa, que já esteve à frente da Ceep no Confea.

Junte-se a nós na luta por um ambiente de trabalho mais seguro!

Este conteúdo foi originalmente publicado em Salvador recebe fiscais do Brasil inteiro em ação sobre segurança no trabalho no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments