Pesquisa realizada em parceria entre o Instituto Cactus e a AtlasIntel sobre o Panorama da Saúde Mental no Brasil mostra que cerca de 71% dos entrevistados dormiram menos de 6 horas pelo menos em uma noite nas últimas duas semanas.
A amostra foi coletada com 3266 respondentes no período entre 26/12/2023 e 06/1/2024. A população alvo foi de brasileiros acima de 16 anos. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais.
Leia mais
Polícia indicia responsáveis por mortes de animais em pet shops alagados de Porto Alegre
Quem era o policial do Bope que morreu em operação na Maré, no Rio de Janeiro
Governo de MG lança campanha para conscientizar população sobre violência contra idosos
A pesquisa questionou os entrevistados sobre a qualidade do sono: “Durante as últimas duas semanas, quantas vezes você dormiu menos de 6 horas em uma noite?”
30,9% responderam 3 vezes ou mais
39,7% responderam de 1 a 2 vezes
29,3% responderam nenhuma vez
Como resultado, pelo menos 62% dos entrevistados declararam que sentiram forte sonolência durante o dia pelo menos uma vez ao longo das últimas duas semanas.
A pesquisa questionou sobre o tema: “Durante as últimas duas semanas, quantas vezes você sentiu forte sonolência durante o dia?”
25,2% responderam 3 vezes ou mais
37,3% responderam de 1 a 2 vezes
37,5% responderam nenhuma vez
Medicamentos para dormir
Ainda segundo a pesquisa Panorama da Saúde Mental, 26,8% dos entrevistados disseram ter utilizado medicamentos ou substâncias para dormir.
Destes, 16,4% fizeram uso de medicamentos prescritos, 5,1% fizeram uso de homeopatia, 4,7% usaram medicamento não prescrito e por fim, 2,6% relataram usar álcool e outras drogas para auxiliar no sono.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Panorama da Saúde Mental: 71% dos entrevistados dormiram menos de 6h por dia pelo menos uma noite no site CNN Brasil.