Início BRASIL Peeling de fenol: idosa de 64 anos tem queimaduras de terceiro grau...

Peeling de fenol: idosa de 64 anos tem queimaduras de terceiro grau no rosto e precisará de enxerto no Paraná

Uma esteticista está sendo investigada pela Polícia Civil do Paraná por lesão corporal, exercício ilegal da medicina e uso de produto falsificado em Curitiba (PR). 

O caso envolve uma idosa de 64 anos, que sofreu queimaduras de terceiro grau após ser submetida a um procedimento estético conhecido como peeling de fenol no dia 25 de maio. 

No dia dos fatos, a vítima foi submetida ao peeling de fenol aplicado por uma profissional que se identificava como biomédica. 

No entanto, segundo a delegada Aline Manzatto, houve a constatação de que não é verídico. 11 dias após o procedimento, a mulher sentiu dores intensas e foi hospitalizada. 

Leia Mais

Alesp recebe projeto de lei para regulamentar peeling de fenol após morte em São Paulo

Polícia indicia responsáveis por mortes de animais em pet shops alagados de Porto Alegre

Polícia do AM realiza operação contra violência doméstica no Dia dos Namorados

A delegada da Polícia Civil acrescentou como consequência do peeling, a vítima vai necessitar de intervenção cirúrgica com enxerto para tratar a derme facial.  

Além disso, a PCPR está analisando os produtos utilizados na vítima para verificar a possível falsificação de produtos terapêuticos ou medicinais. 

A delegada destacou que esses produtos devem ser adquiridos de locais específicos com controle da vigilância sanitária. 

Caso seja constatado que os produtos foram comprados de maneira inadequada, a esteticista pode responder pelo crime de falsificação de medicamento

Outro caso de morte envolvendo o procedimento

O empresário Henrique Chagas, de 27 anos, faleceu após realizar um “peeling de fenol” em uma clínica de estética na zona sul de São Paulo. O procedimento ocorreu no Studio Natalia Becker

A proprietária, Natalia Fabiana De Freitas Antonio, confirmou ser esteticista e relatou à Polícia Civil que fez um curso livre com uma farmacêutica do estado do Paraná por meio on-line.

Segundo o Boletim de Ocorrência, Henrique começou a passar mal minutos após o procedimento, relatando dores intensas ao marido. Ele pagou R$ 4 mil pelo tratamento e estava acompanhado do marido no momento. Equipes do Samu foram chamadas, mas Henrique não resistiu às tentativas de reanimação.

Veja imagens do caso

O “Peeling de fenol”

O peeling de fenol é um procedimento que utiliza ácido para promover a desnaturação ou quebra de proteínas presentes na pele, resultando em descamação e estimulando a renovação celular e a produção de colágeno, de acordo com a dermatologista Juliana Toma, em matéria publicada previamente na CNN.

Segundo a médica, o procedimento era realizado anteriormente apenas em centros cirúrgicos e com monitoramento rigoroso, devido aos riscos de alta toxicidade.

Porém, novas formulações do fenol levaram à permissão de sua aplicação em consultórios médicos de maneira mais suave, segura e monitorada – e com resultados vistos rapidamente.

Nesta quarta-feira (12), um projeto de lei (PL) para regulamentar o uso do peeling de fenol. O texto foi enviado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O projeto foi protocolado pelo deputado estadual Rogério Nogueira (PSDB).

Sob supervisão de André Rigue

Este conteúdo foi originalmente publicado em Peeling de fenol: idosa de 64 anos tem queimaduras de terceiro grau no rosto e precisará de enxerto no Paraná no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments