Uma arma de guerra foi encontrada em meio à operação da Polícia Militar e do Batalhões de Operações Especiais, o Bope, no Complexo da Maré. A metralhadora Browning M1919 de calibre .30 estava sendo usada por traficantes do Terceiro Comando Puro, o TCP, e foi apreendida pela polícia junto com outras 15 armas.
A arma foi usada em conflitos internacionais, como a Segunda Guerra Mundial, as Guerra do Iraque, Coreia e Vietnã e a Revolução Cubana. A arma tem capacidade de disparar 200 tiros por minuto e alcance de até 3 mil metros.
“Essa arma é de calibre restrito, somente as Forças Armadas podem ter acesso a ela. É um armamento extremamente perigoso, que é usada apenas em conflitos sérios, como guerras civis”, explica o professor da FGV-EAESP Rafael Alcadipani, especialista em segurança pública.
Leia Mais
Ex-diretor de arsenal de quartel do Exército onde 21 metralhadores foram furtadas responderá por negligência
Operação da PM na Maré já tem mais de 15 horas, 3 mortos e 24 presos
Suspeitos de sequestrar, torturar e matar jovem em Campos (RJ) são presos
“Isso mostra que a gente está perdendo a guerra contra o crime organizado e exige ações mais urgentes para controlar esse tipo de arma na cidade do Rio de Janeiro e do Brasil e evitar que esses traficantes continuem tendo cada vez mais poder de fogo”, completa ele.
A ação também teve a apreensão de 11 fuzis, cinco pistolas e uma espingarda calibre .12. Ao todo, 24 pessoas foram detidas e pelo menos três morreram, entre elas um sargento do Bope. O objetivo inicial era prender uma quadrilha que roubava carros, mas o confronto se intensificou durante o avanço dos PMs na comunidade.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Operação na Maré: polícia apreende metralhadora que fura paredes e derruba aviões no site CNN Brasil.