A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou a criação de um protocolo anual para combate a crises sazonais na saúde, como nos casos de surtos de dengue e doenças respiratórias. Votado em dois turnos nessa terça-feira (11/6), o Projeto de Lei nº 1.053/2024 agora segue para apreciação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
O texto prevê a criação de um cronograma com uma série de propostas que facilitem a atuação do governo nos períodos críticos para o sistema de saúde, como o chuvoso ou o da seca.
Entre as medidas a serem adotadas, há melhora do planejamento para distribuição de vacinas, contratação de carros fumacê, além de previsões legais para instalação de hospitais ou tendas de campanha e contratação de profissionais temporários para a saúde.
Para o deputado autor da proposta, Joaquim Roriz Neto (PL), o cronograma auxiliará na redução da superlotação em unidades de pronto-atendimento (UPAs) e emergências de hospitais públicos do Distrito Federal.
“A falta de planejamento ainda gera um segundo problema, que são os elevados custos com contratações emergenciais. Com o cronograma, vamos evitar o desperdício de dinheiro”, completou.