O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), elogiou Roberto Campos Neto e afirmou que o presidente do Banco Central (BC) é seu “extraterrestre preferido”.
A declaração ocorreu durante sessão em que Campos Neto foi agraciado com o colar de honra ao mérito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na segunda-feira (10).
“É o meu ET preferido. É um extraterrestre, porque é. E tem alguns extraterrestres que a gente tem um privilégio de conhecer, algumas pessoas absolutamente fora da curva, e o Roberto é um desses caras absolutamente fora da curva, né? Que se destaca pela densidade, pela competência técnica”, disse o governador paulista.
Leia Mais
Após conversa com Lula, Pacheco pode decidir ainda hoje se devolve MP
Há abusos que precisam ser coibidos, diz Barroso sobre salários no Judiciário
Motoristas de aplicativo: Comissão da Câmara deve analisar regularização nesta terça (11)
Tarcísio e Campos Neto trabalharam juntos na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), entre 2019 e 2022. Ele disse que não viajava para divulgar projetos do Brasil antes de fazer uma visita ao presidente do Banco Central para “entender qual era o cenário que estava vindo”.
“Ele é um homem dos modelos. É um homem dos números. É um grande econometrista e ele falava, mostrava para a gente o que ia acontecer”, acrescentou Tarcísio.
Segundo o governador de São Paulo, Campos Neto demonstrou conhecimento técnico, por exemplo, na definição da taxa de juros.
“Como isso foi importante, como esse binômio, né, autonomia do Banco Central e meta de inflação. Acabou sendo importante para que a gente desse visibilidade para o mercado, solidez, ancorar expectativas, reduzir ou absorver os choques, que a gente acaba diminuindo a volatilidade. Foi com ele [Campos Neto] que a gente aprendeu como a definição dessa tal taxa de juros é técnica, né?”
A proposição da maior honraria do legislativo paulista foi feita pelo deputado estadual Tomé Abduch (PL).
A cerimônia reuniu autoridades como Tarcísio, o prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB), o ex-governador João Doria (sem partido) e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.
(Com informações de Stêvão Limana, da CNN, em São Paulo)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarcísio destaca “competência técnica” e elogia Campos Neto: “Meu ET preferido” no site CNN Brasil.