Início POLÍTICA Caso Abin paralela: PF negocia delações e estima prazo para fim do...

Caso Abin paralela: PF negocia delações e estima prazo para fim do inquérito

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, disse nesta terça-feira (11) que investigadores negociam colaborações premiadas no inquérito que investiga o uso de forma ilegal de um software na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o delegado, além das possíveis delações, há a análise de todo o material apreendido durante as operações do caso.

Leia Mais

1ª Turma do STF mantém decisão que obriga Deltan a indenizar Lula por PowerPoint

PF e Anatel discutem regulamentar ferramentas de monitoramento para usar em investigação

Diretor da PF diz que nova joia em inquérito que investiga Bolsonaro robustece o caso

A expectativa da PF é que o inquérito seja concluído em julho ou agosto. Mas os delegados ressaltam que as condições são válidas “exceto se aparecer fato novo”.

“Em julho, agosto, a gente conclui o inquérito. Tem diligências finais, tem a possibilidade de colaborações de investigados e que está em fase de discussão interna com os possíveis colaboradores, e análise de material”, afirmou o diretor-geral em café da manhã com jornalistas na sede da PF, em Brasília.

A Polícia Federal abriu o inquérito em março do ano passado para apurar possível espionagem feita pela chamada “Abin paralela”.

O órgão de inteligência confirmou que usou um programa secreto com capacidade para monitorar 10 mil pessoas por ano simultaneamente, sem autorização judicial. A investigação começou após o uso ser divulgado pelo jornal O Globo.

Desde o começo das investigações, duas operações foram realizadas, com prisões e buscas e apreensões.

A mais recente ocorreu em 25 de janeiro deste ano, quando o ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), pré-candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, foi alvo da PF. Na data, 21 mandados de buscas foram cumpridos.

Ramagem nega irregularidades enquanto esteve à frente da Abin.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Caso Abin paralela: PF negocia delações e estima prazo para fim do inquérito no site CNN Brasil.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Most Popular

Recent Comments